principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Luís Manuel dos Ramos Rodrigues
 

Biografia
 Luís Manuel dos Ramos Rodrigues

Nascido em: 08-10-1972

Habilitações literárias
Licenciado em Eng. Zootécnica na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;

Licenciado em Biologia na Universidade dos Açores;

Mestre em “Cidadania Ambiental e Participação”, com a tese em “Ética Ambiental na Pesca” na Universidade Aberta;

Estudos Avançados no Doutoramento em “Sustentabilidade Social e Desenvolvimento” na Universidade Aberta;

Pós Graduação em “Alterações Climáticas e Aquecimento Global – Registo de Experiências vividas” (aplicação à pesca) na Open University of London

Experiência profissional
Foi técnico especialista do Gabinete do Sr. Secretário Regional do Mar Ciência e Tecnologia, para os assuntos do Mar e Pescas.

Foi Vogal não Executivo do Conselho de Administração na LOTAÇOR.

Foi Coordenador do Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta, na Ribeira Grande.
Foi técnico especialista do Gabinete do Sr. Secretário Regional dos Recursos Naturais, para os assuntos do Ambiente, Mar e Pescas; Técnico Superior na LOTAÇOR; para o Gabinete do Subsecretário Regional das Pescas e prestou serviços de consultoria para a Federação das Pescas dos Açores, no Conselho Consultivo das Águas Ocidentais Sul e para assuntos da Politica Comum de Pescas; Coordenador Técnico do Grupo Insular para a zona Açores (CCR`s).

Foi Técnico Superior na Associação Marítima Açoriana, Conselheiro no “Conselho das Pescas” dos Açores, colaborou em vários trabalhos de cariz técnico e cientifico com a MEGAPESCA, com a Inspeção Regional das Pescas, com o Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores (entre outros: Observador para o “Programa de Observação da Pesca dos Açores” para atribuição do estatuto “Dolphin Safe” 2000/2001), com o Departamento de Biologia Marinha da Universidade dos Açores, Investigador pelo INOVA.

Colaborador do Centro de Investigação da ELO (Estudos do Local, Universidade Aberta) Técnico no Parque Natural do Alvão.

Faz parte do grupo de acompanhamento ao PRAC (Plano Regional para as Alterações Climáticas e do Grupo de Trabalho para Restruturação das Pescas dos Açores.

Concebeu, coordenou e avaliou projetos na área da Formação, Desenvolvimento Local, Pesca e do Ambiente (de abrangência nacional e transnacional). Entre outras, iniciativas/programas: Comissariado do sul Contra a Pobreza, EQUAL, INTERREG, EFTA, PROEMPREGO, TREVO, REACTIVAR, PICTI, PRO-PESCAS, FIOS, ERASMUS, EUROPA-Juventude em Ação  ; entre outros projetos: “Pescar para a Escola”, “Desenvolver e Dignificar”, “Mudança de Maré”, “Embarque de Estudantes”, “Pesca Limpa”, “Celebrar a Cultura Costeira”, “Reativar Pesca”, “Semana do Pescador”, “Voz dos Marítimos”, “Valorizar o Pescado dos Açores”, “Educação Aberta”, “PRIMARTE”, “Valorizar o Mar dos Açores”. Coordenação de suplementos de Pesca e para a UAb no “Açoriano Oriental” e no “Correio dos Açores”.

Acreditação, Coordenador Técnico – pedagógico, projetos em vários os domínios da atividade formativa.

Autor, Co-autor e colaborações: Livros de cariz científico e técnico (entre outros “Espécies Marinhas dos Açores”, “Atuns e Similares dos Açores”, “Navegação com Vela Latina” e “Artes da Pesca Artesanal dos Açores”);

Artigos de cariz científico e técnico, publicação em Portugal e no Estrangeiro (entre outros: Coastal fisheries in the Azores, Portugal - A question of sovereignty, sustainability and space, La industria de pesca en las Azores, Portugal – Una cuestión de soberanía, sostenibilidad y espacio. In European Fisheries at a Tipping-Point / La Pesca Europea ante un Cambio Irreversible; First records of Fistularia petimba and Diom eydouxii for the Azores, with notes on occurrence of three additional species Jornal of Fish Biology (2004)).

Organizou e participou em diversos fóruns, seminários e congressos, em Portugal e no estrangeiro (Madrid, Barcelona, Paris, Biaritz, Rimini, Belaria).

Orador convidado, como especialista em assuntos relacionados com Tecnologia de Pesca, Pesca Sustentável, Valorização de Produtos da Pesca (em Portugal e no Estrangeiro).

Lecionou Biologia, Pesca e Ciências da Terra e da Vida; Formador em Tecnologia de Pesca, Técnicas de Gestão da Pesca, Educação Ambiental, Manuseamento e Conservação do Pescado, Códigos de Conduta para Pesca Sustentável, Técnicas de Deteção e Comunicações.

Orientação e júri de estágios para a Universidade dos Açores e no programa Estagiar L.

Foi fundador do Clube Naval de Rabo de Peixe e da AGECTA (Agencia para a Coesão Territorial);

Presidente do Clube Atlético de Rabo de Peixe e do Núcleo da QUERCUS de São Miguel e Santa Maria;

Possui Cédula Marítima Pescador C, GMDSS, Primeiros Socorros a Bordo de Embarcações, Curso de Arrais de Pesca Local; Carta de Marinheiro e Patrão Local e de Aspirante a Bombeiro.




<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal