A directora regional do Turismo, Isabel Barata, assegurou quarta-feira, na Horta, que a entrada em funcionamento do Barão Palace, um complexo na área da restauração e animação orçado em mais de dois milhões de euros, “irá contribuir de forma inequívoca para a afirmação da ilha do Faial enquanto destino de eventos”.
Falando na cerimónia de inauguração daquele empreendimento, com uma área coberta de cerca de dois mil metros quadrados, Isabel Barata sublinhou que o Barão Palace vem enriquecer a oferta já existente, permitindo servir refeições a grupos alargados, complementando estruturas como o Teatro Faialense e a Sociedade Amor da Pátria e podendo eventualmente ter outros usos.
“Com as valências disponíveis, arriscar-me-ia a dizer que temos aqui um espaço polivalente que permite a realização dos mais variados eventos”, sublinhou a directora regional, que representou o presidente do Governo na cerimónia de inauguração.
Sublinhou, também, o facto deste empreendimento, da iniciativa do empresário Manuel Goulart Matos, “envolver números consideráveis”, que fazem dele um dos maiores investimentos privados ultimamente realizados na ilha do Faial.
Segundo revelou, a construção deste equipamento contou com o apoio, por parte do Governo, de um incentivo reembolsável de 785.585,95 euros, pelo prazo de 6 anos, com 2 anos de carência de capital e juros, no âmbito do SIME (Sistema de Incentivos à Modernização Empresarial), e ainda com um prémio SIDEP (Sistema de Incentivos de Prémios) sob a forma de incentivo não reembolsável, no valor de 329.946,10 euros.
Situado junto à ribeira da Conceição, nas imediações do futuro cais de passageiros do porto da Horta, o Barão Palace, a cuja cerimónia de inauguração presidiu o presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, inclui, entre outras valências, sala de restaurante, sala polivalente, três bares, esplanada e discoteca.