principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Turismo e Transportes
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui
Saber mais sobre RSS ...

Ponta Delgada , 12 de Fevereiro de 2007

Transporte marítimo de passageiros e viaturas inter-ilhas começa a 7 de Maio

O secretário regional da Economia, Duarte Ponte, anunciou esta tarde, em Ponta Delgada, que o processo de consulta, por parte da Atlânticoline, a armadores nacionais e estrangeiros, para o aluguer de dois navios para a próxima operação de transporte marítimo de passageiros e de viaturas inter-ilhas, foi concluído, com sucesso, na última semana, e confirmou que serão utilizados o “Ilha Azul”, da Transmaçor e o “Express Santorini” da empresa grega Hellenic Seaways.

 

A operação marítima vai ter o seu início a 7 de Maio, com recurso ao navio “Ilha Azul”, sendo reforçada, a partir de 18 de Junho, com o “Express Santorini”, situação que se prolongará até 30 de Setembro.

 

O secretário regional adiantou que a contratação dos dois navios foi formalizada em regime de “time charter”, ou seja, com os respectivos armadores a terem a responsabilidade da classificação dos navios na Classe A, através de uma classificadora membro da IACS, bem como a aprovação nas inspecções feitas pelo IPTM. Ambos os navios virão com a sua tripulação técnica, cabendo à Atlanticoline apenas a gestão do “hotel staff”e a comercialização da operação.

 

O “Express Santorini” tem 117 metros de comprimento, uma velocidade de cruzeiro de 19,5 nós e dispõe de 42 camarotes e 122 camas. A capacidade total de passageiros é de 650 e a de viaturas de 210.

 

Em matéria de horários, Duarte Ponte referiu que os mesmos já estão elaborados, encontrando-se em processo de consulta pelas Câmaras Municipais, e realçou o facto de o “Expresso Santorini”, por ter mais camarotes e navegar a maior velocidade, ir ser utilizado para fazer uma espécie de “mini cruzeiro” semanal interno nos Açores. Assim, adiantou o secretário regional, aquele navio fará uma ligação semanal entre todas as ilhas, desde Santa Maria às Flores, com a excepção do Corvo e da Graciosa. O “Ilha Azul”, por seu lado, ficará mais localizado no Grupo Central, tendo à sua exclusiva responsabilidade a ligação da Terceira e das ilhas do Triângulo (faial, Pico e São Jorge) com a Graciosa. Uma vez por semana, o “Ilha Azul” ligará, também, o Grupo Central com São Miguel e Santa Maria.

 

Além disso, estão equacionados reforços de escalas por ocasião das festividades mais emblemáticas das diferentes ilhas.

 

O secretário regional da Economia aproveitou, ainda, a oportunidade para falar da evolução dos trabalhos de construção dos dois navios de passageiros e viaturas encomendados pelo Governo Regional aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, cujo contrato foi assinado em Agosto de 2006, tendo confirmado que os dois novos barcos estarão a operar nos mares dos Açores a meados do próximo ano.

 

No encontro com os jornalistas, o presidente da Administração daqueles estaleiros salientou cinco das características dos novos navios, nomeadamente a sua modernidade e conforto, com a inclusão dos sistemas mais modernos da construção naval, incluindo a concepção dos respectivos estabilizadores; a segurança, com os sistemas de evacuação de emergência, perfeitamente, adequados aos navios e ao mar da Região; o nível de adaptabilidade às características dos portos açorianos e as suas condições de manobrabilidade, neste caso, com sistemas azimutais e com sistemas impulsionadores de proa.

 

Os trabalhos de construção encontram-se, agora, numa fase de aquisição do aço e dos chamados grandes equipamentos, não havendo, neste particular, qualquer indício de problema que faça retardar o calendário de execução previsto. O investimento público do Governo dos Açores na construção dos dois novos navios ronda os 50 milhões de euros.

 

O secretário regional da economia teve, por fim, oportunidade de esclarecer que o tarifário a ser praticado na próxima operação marítima inter-ilhas, será o da operação do ano passado, ajustado com o valor da inflação, e confirmou a intenção de os bilhetes poderem vir a ser também comercializados pelas agências de viagens que queiram colaborar com a Atlânticoline.

GaCS/JMB
 
 
  3225.jpg 3226.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Informação Relacionada:

Atlânticoline denuncia contrato com Transmaçor e assume transporte marítimo de passageiros em 2007 e 2008

Governo investe cerca de 50 milhões de euros na construção de dois “ferries” para viagens inter-ilhas

Últimas Notícias

Vítor Fraga reafirma "empenho" do Governo dos Açores na instalação do Museu dos Cabos Submarinos no Faial

Agenda do Governo Regional dos Açores para 23 de agosto

Agenda do Governo Regional dos Açores para 23 e 24 de agosto

Mostra LABJOVEM 2014 arranca a 29 de agosto na Terceira e vai, pela primeira vez, a Lisboa

Vítor Fraga destaca benefícios da promoção concertada de eventos que se realizam nos Açores



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
Plano de Ação para a Reestruturação do Serviço Regional de Saúde- clique para ler
Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial- clique para ler
PLANO ESTRATÉGICO PARA O FOMENTO DO EMPREENDEDORISMO NA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES 2013-2016 - clique para ler
Aceda ao Plano Operacional Açores 2014-2020
Protecção Civil - clique para ler
O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Linha Verde do Governo dos Açores - Ligue 800 207 255
Rede Prestige Azores
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal