principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Turismo e Transportes
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui
Saber mais sobre RSS ...

Ponta Delgada , 12 de Fevereiro de 2007

Transporte marítimo de passageiros e viaturas inter-ilhas começa a 7 de Maio

O secretário regional da Economia, Duarte Ponte, anunciou esta tarde, em Ponta Delgada, que o processo de consulta, por parte da Atlânticoline, a armadores nacionais e estrangeiros, para o aluguer de dois navios para a próxima operação de transporte marítimo de passageiros e de viaturas inter-ilhas, foi concluído, com sucesso, na última semana, e confirmou que serão utilizados o “Ilha Azul”, da Transmaçor e o “Express Santorini” da empresa grega Hellenic Seaways.

 

A operação marítima vai ter o seu início a 7 de Maio, com recurso ao navio “Ilha Azul”, sendo reforçada, a partir de 18 de Junho, com o “Express Santorini”, situação que se prolongará até 30 de Setembro.

 

O secretário regional adiantou que a contratação dos dois navios foi formalizada em regime de “time charter”, ou seja, com os respectivos armadores a terem a responsabilidade da classificação dos navios na Classe A, através de uma classificadora membro da IACS, bem como a aprovação nas inspecções feitas pelo IPTM. Ambos os navios virão com a sua tripulação técnica, cabendo à Atlanticoline apenas a gestão do “hotel staff”e a comercialização da operação.

 

O “Express Santorini” tem 117 metros de comprimento, uma velocidade de cruzeiro de 19,5 nós e dispõe de 42 camarotes e 122 camas. A capacidade total de passageiros é de 650 e a de viaturas de 210.

 

Em matéria de horários, Duarte Ponte referiu que os mesmos já estão elaborados, encontrando-se em processo de consulta pelas Câmaras Municipais, e realçou o facto de o “Expresso Santorini”, por ter mais camarotes e navegar a maior velocidade, ir ser utilizado para fazer uma espécie de “mini cruzeiro” semanal interno nos Açores. Assim, adiantou o secretário regional, aquele navio fará uma ligação semanal entre todas as ilhas, desde Santa Maria às Flores, com a excepção do Corvo e da Graciosa. O “Ilha Azul”, por seu lado, ficará mais localizado no Grupo Central, tendo à sua exclusiva responsabilidade a ligação da Terceira e das ilhas do Triângulo (faial, Pico e São Jorge) com a Graciosa. Uma vez por semana, o “Ilha Azul” ligará, também, o Grupo Central com São Miguel e Santa Maria.

 

Além disso, estão equacionados reforços de escalas por ocasião das festividades mais emblemáticas das diferentes ilhas.

 

O secretário regional da Economia aproveitou, ainda, a oportunidade para falar da evolução dos trabalhos de construção dos dois navios de passageiros e viaturas encomendados pelo Governo Regional aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, cujo contrato foi assinado em Agosto de 2006, tendo confirmado que os dois novos barcos estarão a operar nos mares dos Açores a meados do próximo ano.

 

No encontro com os jornalistas, o presidente da Administração daqueles estaleiros salientou cinco das características dos novos navios, nomeadamente a sua modernidade e conforto, com a inclusão dos sistemas mais modernos da construção naval, incluindo a concepção dos respectivos estabilizadores; a segurança, com os sistemas de evacuação de emergência, perfeitamente, adequados aos navios e ao mar da Região; o nível de adaptabilidade às características dos portos açorianos e as suas condições de manobrabilidade, neste caso, com sistemas azimutais e com sistemas impulsionadores de proa.

 

Os trabalhos de construção encontram-se, agora, numa fase de aquisição do aço e dos chamados grandes equipamentos, não havendo, neste particular, qualquer indício de problema que faça retardar o calendário de execução previsto. O investimento público do Governo dos Açores na construção dos dois novos navios ronda os 50 milhões de euros.

 

O secretário regional da economia teve, por fim, oportunidade de esclarecer que o tarifário a ser praticado na próxima operação marítima inter-ilhas, será o da operação do ano passado, ajustado com o valor da inflação, e confirmou a intenção de os bilhetes poderem vir a ser também comercializados pelas agências de viagens que queiram colaborar com a Atlânticoline.

GaCS/JMB
 
 
  3225.jpg 3226.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Informação Relacionada:

Atlânticoline denuncia contrato com Transmaçor e assume transporte marítimo de passageiros em 2007 e 2008

Governo investe cerca de 50 milhões de euros na construção de dois “ferries” para viagens inter-ilhas

Últimas Notícias

Açores estiveram “no centro do mundo" do Surf, em setembro, afirma Vítor Fraga

Agenda do Governo Regional dos Açores para 21 e 22 de setembro

Governo dos Açores reforça abastecimento de água à lavoura no Nordeste

Agenda do Governo Regional dos Açores para 20 de setembro

Açores têm participado em todos os desenvolvimentos de estratégias nacionais para o Mar, afirma Fausto Brito e Abreu



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
Plano de Ação para a Reestruturação do Serviço Regional de Saúde- clique para ler
Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial- clique para ler
PLANO ESTRATÉGICO PARA O FOMENTO DO EMPREENDEDORISMO NA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES 2013-2016 - clique para ler
Aceda ao Plano Operacional Açores 2014-2020
Protecção Civil - clique para ler
O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Linha Verde do Governo dos Açores - Ligue 800 207 255
Rede Prestige Azores
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal