principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Angra do Heroísmo , 7 de Junho de 2006

Campanha de prevenção “Ondinha Prevenido, Verão Divertido” decorre em todas as ilhas

De 1 de Julho a 31 de Agosto do corrente ano, a Secretaria Regional dos Assuntos Sociais promove, em todas as ilhas, 67 acções da campanha “Ondinha prevenido, Verão divertido”, abrangendo 4.730 crianças.

 

A apresentação da campanha decorreu hoje, em Angra do Heroísmo, ocasião em que o secretário da tutela enfatizou que esta iniciativa acontece porque “desejamos capacitar as nossas crianças e jovens para saberem posicionar-se perante o mundo das dependências”.

 

Este é o segundo ano em que se regista esta campanha, depois de, em 2005, ter sido realizada apenas nas ilhas Terceira e de São Miguel, ainda assim envolvendo 2.400 crianças.

 

Na presente campanha o Ondinha (um boneco estilizado a partir de uma onda de mar) vai contar com a colaboração de 14 instituições, das nove ilhas, para ajudar a passar a mensagem da importância da vida sem substâncias psicoactivas e outras igualmente prejudiciais à saúde.

 

Trata-se de uma campanha de Verão, surgida no âmbito do Programa Regional de Prevenção do Mau Uso e Abuso de Substâncias Psicoactivas/Droga, para desenvolver em zonas balneares do arquipélago, destinada a crianças entre os seis e os 12 anos com o objectivo de promover a criação de estilos de vida saudáveis, através de actividades lúdicas e pedagógicas, conforme explicou Domingos Cunha.

 

“Com esta campanha pretendemos desenvolver um programa de treino/aquisição de competências individuais e sociais junto das nossas crianças e jovens, que reforce a recusa de vivências de risco, causadoras do desejo da experimentação de substâncias psicoactivas/droga, e contribua para a criação de condições facilitadoras de alternativas de vida saudável”, precisou o secretário regional.

 

“Pretendemos, também, mobilizar e aumentar a capacidade de intervenção da sociedade civil no âmbito da prevenção primária, com o envolvimento de diferentes instituições”, disse, ainda, Domingos Cunha.

 

Ao longo de cinco dias, de segunda a sexta-feira, da parte da manhã, serão desenvolvidas acções nas praias/zonas balneares que trabalharão, de uma forma lúdica, alegre e atraente, com mensagens educativas e formativas, os temas: Ondinha e o corpo, Ondinha e os outros, Ondinha e o ambiente, Ondinha e o desporto, e Ondinha e a criatividade.

 

Com estas acções e metodologia adequada aos nossos jovens, acrescentou Domingos Cunha, “pretendemos clarificar valores, desenvolver sentido crítico, auto-estima, reconhecimento de sentimentos e emoções, resistência à pressão do grupo, autonomia na tomada de decisão e identificação de situações de perigosidade”.

 

Durante o mês de Junho será enviado a todas as Escolas do 1.º ciclo o CD “Ondinha prevenido, Verão divertido”, que inclui letra e música da campanha.

 

A campanha conta com a colaboração do Comando Regional da Polícia Marítima dos Açores, Capitanias dos Portos e das Autarquias.

 

Domingos Cunha disse depois que a prevenção, “sendo uma das prioridades da nossa acção, não é a única, e exemplificou a diversidade de intervenções nesta área com um estudo, actualmente em curso, nas cidades de Angra do Heroísmo e Ponta Delgada, sobre os comportamentos de risco em espaços recreativos, um estudo feito no âmbito de um acordo de cooperação científica com o Instituto Europeu para o Estudo dos Factores de Risco e Factores de Protecção em Crianças e Adolescentes, IREFREA.

 

“Este Estudo está a ser desenvolvido concomitantemente em 12 cidades do nosso país e em oito países da União Europeia”, informou, acrescentando que, por outro lado, o tratamento e a reinserção “são também áreas importantes da nossa acção”.

 

Para tratamento “verificamos um aumentado no número de adesões, quer no Centro de Adictologia de Angra do Heroísmo, Casa de Saúde de São Miguel e Associação Alternativa, quer em comunidades terapêuticas do Continente”, revelou.

 

Na reinserção de toxicodependentes recuperados, o Governo Regional está a apoiar neste momento cerca de 150 utentes, como forma de os inserir no mercado normal de trabalho e numa ligação ao seu meio ambiente e familiar.

 

“Confirmo, assim, que a nossa acção e intervenção não é isolada nem desconcertada”, enfatizou o secretário regional, acrescentando que, pelo contrário, “obedece, sim, a uma linha de pensamento e de orientação que teve o mérito de ser pensada e criada por um vasto conjunto de técnicos, integrados em equipas pluridisciplinares, que para além de se envolverem neste projecto, tiveram a capacidade de motivar cidadãos e instituições, envolvendo-os como parceiros e recolhendo as diversas opiniões para o permanente e contínuo aperfeiçoamento do nosso Programa que visa a Prevenção do Mau Uso e Abuso de Substâncias Psicoactivas/Droga”, concluiu.

GaCS/FA
 
 
  1809.jpg 1810.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Informação Relacionada:

Secretário dos Assuntos Sociais apresenta campanha “Ondinha: Verão Prevenido, Verão Divertido”

Governo lança campanha de prevenção de drogas “Ondinha”

Últimas Notícias

Produção de leite nos Açores atinge em 2017 o maior valor de sempre

IPSS apoiam Observatório Sócio-Habitacional dos Açores na intervenção junto das famílias

Direção Regional de Educação promove "Con(Re)curso REDA 2018"

Biblioteca Pública João José da Graça, na Horta, inaugura exposição “Açores, na Rota das Grandes Manchas”

Laboratório Regional de Enologia promove workshop avançado de provas de vinhos em fevereiro



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 




Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal