principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Velas , 9 de Outubro de 2019

Vigilante da Natureza Júnior dos Açores é novidade no programa de educação ambiental do ano letivo 2019/2020

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo destacou hoje, nas Velas, o programa Vigilante da Natureza Júnior, que, pela primeira vez, integra a oferta educativa dos Açores.

 

“Um programa que visa fomentar nos jovens Açorianos o interesse e a participação na preservação do património natural e a valorização da atividade dos Vigilantes da Natureza dos Açores”, afirmou Marta Guerreiro, que salientou a importância do programa Parque Escola, que, neste ano letivo, integra 232 ações, incluindo, também pela primeira vez, o ensino universitário.

 

A titular da pasta do Ambiente, que falava na abertura do XVI Encontro Regional de Educação Ambiental e Seminário Eco-Escolas, acrescentou que “também os projetos LIFE coordenados pela Direção Regional do Ambiente (LIFE IP Azores Natura, LIFE Vidalia e LIFE Beetles) integram a oferta educativa para este ano, com o objetivo de envolver a comunidade estudantil nas atividades de conservação previstas e promover a importância da gestão e conservação da biodiversidade e do nosso património natural”.

 

Marta Guerreiro frisou que o Parque Escola 2019/2020 “concretiza, assim, os objetivos do PRESAA, abrangendo diversas temáticas, designadamente a rede de áreas protegidas, a diversidade biológica, os recursos naturais, a geodiversidade, a eficiência energética, as alterações climáticas, os resíduos, a qualidade ambiental, o turismo de natureza, o património cultural e os sítios classificados – Rede Natura 2000, Património Mundial, Reservas da Biosfera, Sítios Ramsar, Geoparque, entre outros”.

 

Na ocasião, a governante fez um balanço do anterior ano letivo (2018/2019), que confirmou que se trata de um “projeto bastante abrangente”, revelando que foram realizadas “1.071 atividades em todas ilhas, envolvendo, no total, 24.080 participantes, entre alunos e professores”.

 

Outra ação de educação ambiental destacada foi o Parque Aberto, que, em 2018, dinamizou “cerca de 1.700 atividades, abrangendo todas as ilhas e tendo mobilizado 45 mil pessoas”.

 

Na cerimónia de hoje foram galardoadas 56 escolas dos Açores, de um conjunto de sete dezenas de estabelecimentos de ensino que, segundo Marta Guerreiro, “participam com regularidade no projeto”.

 

“Todos estes projetos – e os seus bons resultados – têm promovido a cooperação e partilha e têm permitido desenvolver um importante sentido mobilizador de diversas instituições em termos das questões ambientais e da afirmação dos objetivos do desenvolvimento sustentável”, frisou.

 

A Secretária Regional assegurou que “educar para o ambiente é uma matéria que está na agenda regional”, permitindo uma reflexão “sobre o contributo que todos nós – governo, autarquias, empresas e cidadãos – podemos e devemos ter com os nossos comportamentos e com as opções que escolhemos para o nosso modo de vida”.

 

“Na nossa Região, acreditamos que a crescente participação da sociedade civil nas questões ambientais é também fruto da nossa aposta na educação ambiental, na educação para um desenvolvimento sustentável, nos vários programas e atividades curriculares e extracurriculares dos vários graus de ensino”, reforçou Marta Guerreiro, acrescentando que, durante as últimas duas décadas, foram desenvolvidas “ferramentas e infraestruturas que permitiram que o conhecimento fosse o principal aliado da construção de uma cidadania ativa”.

 

“Se as políticas públicas são a base de uma estratégia comum, a construção de uma consciência coletiva e uma cidadania participativa são tão ou mais importantes”, sublinhou a Secretária Regional.

GaCS/HMB
 
Anexos:  
2019.10.09-SREAT-EncontroEducaçãoAmbiental.mp3   19.6397.JPG 19.6398.JPG 19.6399.JPG
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 17 e 18 de novembro

Presença de empresas açorianas na Feira Internacional de Cabo Verde constitui oportunidade para reforçar exportações, afirma João Ponte

Rui Bettencourt defende papel proativo dos Açores na nova realidade internacional

Direção Regional das Pescas assinala Dia Nacional do Mar com ação de segurança a bordo

Agenda do Governo Regional dos Açores para 16 de novembro



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 


 

 

  

 
 


 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal