principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Ponta Delgada , 3 de Agosto de 2020

Vasco Cordeiro inaugura projeto-piloto que aposta em novas tecnologias de mobilidade elétrica

O Presidente do Governo inaugurou hoje o projeto-piloto 'Energia Sobre Rodas – V2G Açores', o qual, envolvendo uma série de parceiros do setor energético, aposta na utilização de tecnologias inovadoras relacionadas como a mobilidade elétrica.

 

Os objetivos deste projeto, ao testar esta nova tecnologia e ao quantificar o benefício para o cliente-utilizador e para o operador da rede elétrica, “colocam os Açores entre os que estão na vanguarda em termos tecnológicos de mobilidade elétrica”, afirmou Vasco Cordeiro.

 

A tecnologia V2G - Vehicle-to-Grid é considerada o passo que se segue na mobilidade elétrica, permitindo que os veículos elétricos deixem de ser apenas consumidores de eletricidade, para que possam igualmente injetar energia na rede, ou seja, permite que um veículo elétrico carregue a sua bateria e/ou a descarregue para fornecer energia à rede elétrica nos momentos em que esta necessita.

 

No início da visita do Governo a São Miguel, Vasco Cordeiro, depois de salientar que se trata, assim, de um projeto de “importância estratégica para o nosso futuro coletivo”, considerou que, nesta área das energias renováveis, um dos desafios reside numa cada vez maior sustentabilidade do consumo.

 

“Não basta produzir energia a partir de fontes de energia renováveis. É necessário também utilizar bem esta energia. Este projeto coloca a enfase nesta componente”, realçou o Presidente do Governo.

 

Nesse sentido, afirmou que a EDA, com as responsabilidades que tem como concessionária, deve, paralelamente ao trabalho desenvolvido na produção de renováveis, entrar, de forma cada vez mais efetiva, na “componente de utilizar bem a energia produzida, através da sustentabilidade do consumo”.

 

Na sua intervenção, Vasco Cordeiro destacou ainda o posicionamento que a Região tem assumido, em termos internacionais, com a utilização de energias renováveis e com a sua utilização sustentável.

 

“Este projeto é mais um exemplo daquilo que a Região tem feito a nível nacional e internacional”, tendo sido considerada como um exemplo a seguir no contexto das regiões insulares, destacou o Presidente do Governo.

 

Os Açores incorporam consórcios internacionais, projetos de cooperação e grupos de trabalho em matéria de energia, como, por exemplo, nos projetos RESOR ou EMOBICITY, além de terem sido selecionados como uma das 26 regiões vanguardistas europeias, para apresentar a sua agenda para a transição energética, no âmbito da iniciativa europeia Clean Energy for EU Islands, referiu.

 

O projeto-piloto hoje inaugurado, composto por 10 veículos elétricos e pontos de carregamento específicos designados para o efeito, tem como parceiros a Galp (promotor), a Nissan (fornecedor de veículos elétricos), a EDA - Eletricidade dos Açores (operador de rede), a Nuvve (software, inteligência do sistema) e a MagnumCap (fornecedor de infraestrutura de carregamento bidirecional), incluindo também as representações institucionais que acompanham os resultados, ou seja, a Direção Regional da Energia (co-promotor), a Direção-Geral de Energia e Geologia e a ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

 

A Direção Regional da Energia, a Direção-Geral de Energia e Geologia e a ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos estão a acompanhar de perto a evolução do projeto piloto, com o intuito de proceder aos ajustes necessários para aumentar a sua eficiência, percecionando e quantificando, simultaneamente, os benefícios para o utilizador e para o operador do sistema.

GaCS/PC
 
Anexos:  
2020.08.03-PGR-V2G.mp3   20.8386.jpg 20.8387.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal