principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Ponta Delgada , 19 de Maio de 2017

Vasco Cordeiro afirma que “inconformismo de querer fazer mais e melhor” é a chave para o desenvolvimento dos Açores

O Presidente do Governo afirmou hoje, em Ponta Delgada, que os Açores vivem atualmente “um período de esperança e de confiança renovada”, em resultado de um “esforço conjunto” com as empresas e os trabalhadores açorianos, mas frisou que o mais importante para se atingir o objetivo do desenvolvimento “é o inconformismo de querermos fazer mais e melhor”.

 

 “Queremos e podemos todos fazer mais, conseguir mais, cumprindo a ambição de um desenvolvimento cada vez mais harmonioso, coeso, sustentado e sustentável para os Açores”, afirmou Vasco Cordeiro, na inauguração da Feira Lar, Campo e Mar, promovida pela Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada.

 

Vasco Cordeiro assegurou que o Governo dos Açores “está e continuará a estar empenhado na criação de um ambiente estimulante à eficiência empresarial, disponibilizando um vasto conjunto de instrumentos que contribuam para fomentar a competitividade das empresas, por forma a impulsionar o desenvolvimento sustentável a médio e longo prazo”.

 

Na sua intervenção, o Presidente do Governo recordou os desafios enfrentados nos últimos anos, frisando que “as empresas dos Açores souberam aproveitar com eficácia e eficiência os apoios e incentivos públicos, o clima fiscal mais favorável e, com confiança, empreenderam, investiram e inovaram”.

 

 “Vivemos hoje um período de nova esperança e de confiança renovada na Região e no país”, afirmou, salientando que os Açores, fruto de um esforço conjunto, conseguiram “resultados ainda melhores do que os obtidos no conjunto do país”.

 

Nesse sentido, frisou que existem hoje mais cerca de 12.200 Açorianos empregados do que havia há apenas três anos e o maior número de Açorianos empregados dos últimos oito anos, registando atualmente a Região "uma taxa de desemprego que diminuiu para metade face àquela que se registava há apenas três anos".

 

Um crescimento económico de dois por cento em 2016 foi outro exemplo apontado pelo Presidente do Governo, recordando que os bons resultados alcançados até agora só foram possíveis devido à estabilidade orçamental e das contas públicas da Região.

           

“Cumprindo a Agenda Açoriana para o Emprego e Competitividade Empresarial, de cuja eficácia alguns duvidaram no início, conseguimos atingir os objetivos estabelecidos e podemos agora, ainda com mais confiança, consolidar a retoma da atividade económica que vivemos”, frisou, destacando o aumento do consumo privado, a retoma do setor da construção civil, a consolidação do crescimento do turismo e os indicadores positivos que se registam no setor privado.

 

Este clima de confiança traduz-se, segundo Vasco Cordeiro, não apenas nos 558 novos projetos de investimento privado apresentados nos últimos 12 meses, mas também no crescimento do volume de negócios reconhecido pelos empresários.

         

 “A confiança começa a ser cada vez mais sentida também pelas empresas e investidores externos à Região, que têm, nos últimos meses, demonstrado um conjunto vasto de intenções de investimento empresarial num conjunto diversificado de áreas”, frisou o Presidente do Governo.

           

“Estes resultados são positivos, mas também é positiva a ambição de querermos ter sempre as melhores respostas, as melhores soluções e os melhores resultados para os desafios que o presente e o futuro nos reservam”, afirmou Vasco Cordeiro, adiantando que é agora necessário “apostar cada vez mais na inovação e diversificação e saber vender melhor”.

GaCS/FR
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2017.05.19-PGR-FeiraLarCampoMar(1).mp3 2017.05.19-PGR-FeiraLarCampoMar(2).mp3   17.0878 17.0789 17.0880
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Informação Relacionada:

Intervenção do Presidente do Governo  

Últimas Notícias

Biodiversidade faz dos Açores laboratório natural por excelência, afirma Diretor Regional da Ciência e Tecnologia

Agenda do Governo Regional dos Açores para 24 e 25 de maio

Previsão de chuva forte em sete ilhas dos Açores

Museu do Pico apresenta a exposição "O Dever – 100 anos"

POSEI destina cerca de 940 mil euros à produção de banana



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
 


 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
 
 Linha Verde do Governo dos Açores - Ligue 800 207 255
Rede Prestige Azores
 
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal