principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Angra do Heroísmo , 8 de Fevereiro de 2017

Taxa de desemprego nos Açores é a mais baixa dos últimos cinco anos e meio

O Vice-Presidente do Governo destacou hoje, em Angra do Heroísmo, que a taxa de desemprego de 10,4% registada nos Açores no final de 2016 é a mais baixa “dos últimos cinco ano e meio", frisando que "desde o segundo trimestre de 2011 que o desemprego não era tão baixo” na Região, tendo-se situado abaixo da média nacional.

 

“A taxa de desemprego nos Açores hoje divulgada - 10,4% no final de 2016 - é a mais baixa taxa de desemprego em 22 trimestres, o que significa que os Açores registam a menor taxa de desemprego dos últimos cinco ano e meio”, afirmou Sérgio Ávila, numa referência aos dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

 

O Vice-Presidente, que falava aos jornalistas numa conferência de imprensa, sublinhou também que a taxa de desemprego “diminuiu mais de 2,2 pontos percentuais, o que representa uma redução de 13%”, apenas no último ano.

 

Esta nova redução, segundo Sérgio Ávila, “consolida a tendência de diminuição que se verifica desde 2014, quando a taxa de desemprego atingiu os 18%”, acrescentando que, a partir dessa data, “tem vindo consecutivamente a diminuir, tendo baixado para 15,5% no final de 2014, reduzido novamente para 12,6% em 2015 e voltado a diminuir agora para 10,4%”.

 

No último ano, de acordo com o INE, verifica-se uma diminuição de 2.782 Açorianos desempregados (-18%) e registam-se mais 1.939 Açorianos a trabalhar.

 

Sérgio Ávila considerou que esta redução do desemprego “é ainda mais relevante quando se refere a um trimestre [o último do ano] cuja sazonalidade evidencia normalmente um crescimento do desemprego”, verificando-se que, em relação ao trimestre anterior, existem menos 404 Açorianos desempregados.

 

“Para estes resultados contribui uma acentuada redução da taxa de desemprego jovem, que é a mais baixa desde 2012 e registou uma diminuição de 42% em apenas dois anos”, destacou o governante.

 

Sérgio Ávila salientou que estes dados “reforçam a convicção de que estamos no caminho certo e a conseguir, progressivamente e de forma segura e sustentada, aumentar o emprego e reduzir o desemprego na Região”, através da implementação das medidas inscritas na Agenda Açoriana para a Competitividade Empresarial e Criação de Emprego, mas também da “capacidade que os Açorianos revelaram para aproveitar os apoios e os incentivos criados".

 

“Hoje, nos Açores, há mais 8.938 Açorianos empregados e menos 9.171 Açorianos desempregados do que há apenas três anos”, frisou.

 

Sérgio Ávila sublinhou que “estes resultados, sendo muito positivos, correspondem a uma tendência que o Governo dos Açores pretende reforçar este ano”, incrementando “ainda mais as políticas ativas de criação de emprego”.

 

O governante considerou ainda que estes resultados “confirmam também a pertinência da reorientação progressiva das medidas de apoio ao emprego, que se devem dirigir cada vez mais para assegurar uma maior estabilidade do emprego, a redução do caráter precário das relações laborais, incentivando a realização de contratos sem termo e a integração no quadro dos trabalhadores, e a progressiva melhoria das remunerações”.

GaCS/VPGR
 
 
 
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Informação Relacionada:

Intervenção do Vice-Presidente do Governo

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal