principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Bruxelas , 18 de Setembro de 2019

Rui Bettencourt destaca “alargado espaço de compreensão” dos Açores que se desenha no Parlamento Europeu

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas manifestou hoje “grande satisfação” com a forma como decorreram os encontros que manteve esta semana com eurodeputados e diversas entidades, em Bruxelas e em Estrasburgo.

 

“Em particular em relação aos eurodeputados, temos a nítida sensação de que se desenha, efetivamente, de uma maneira robusta, um alargado espaço de compreensão dos Açores e de cooperação com os Açores”, afirmou Rui Bettencourt.

 

“Pela compreensão dos Açores, pela disponibilidade dos eurodeputados que encontrei e que são atores chave da defesa dos Açores no Parlamento Europeu, em particular neste quadro financeiro plurianual 2021-2027 e ainda pelo desejo expresso que os deputados manifestaram em trabalharem connosco, em conjunto, acho que estes encontros que tive aqui, em Estrasburgo, no Parlamento Europeu, são extremamente relevantes e abrem uma nova era de relacionamento entre o Governo dos Açores e o Parlamento Europeu” frisou o governante.

 

Para o titular da pasta das Relações Externas, isto acontece num momento que é “fundamental” e em que se "dá início a um novo ciclo político das instituições comunitárias e se decide qual será o quadro financeiro que irá ser desenhado para o desenvolvimento da União Europeia na próxima década e para os Açores, em particular”.

 

Rui Bettencourt sublinhou que esta série de encontros “foi um primeiro passo muito importante, estabelecendo pontes para que se tenha um trabalho bastante profícuo no futuro”, frisando a atenção com que foi escutado por todos, assim como a compreensão e a disponibilidade manifestada para trabalharem em conjunto.

 

O Secretário Regional realçou a “muito produtiva reunião” que teve com o Presidente da Comissão Parlamentar do Desenvolvimento Regional, Younnos Omarjee, a quem transmitiu um convite do Presidente do Governo para visitar os Açores e a quem expos a posição açoriana de não aceitação de cortes no próximo quadro financeiro e de não aceitação da redução da taxa de cofinanciamento comunitário de 85% para 70%.

 

Neste encontro, em que trocou impressões sobre a situação dos Açores e a situação europeia, Rui Bettencourt reafirmou “a importante necessidade para a União Europeia de considerar os Açores como uma enorme mais valia, pelo seu mar, pela sua posição geoestratégica e pelo forte desejo de estar no palco europeu”.

 

O governante encontrou-se ainda com a Vice-Presidente da Comissão Parlamentar do Orçamento, a eurodeputada Margarida Marques, e com o relator no Parlamento Europeu do Quadro Financeiro 2021 – 2027, o eurodeputado José Manuel Fernandes, bem como vários eurodeputados das Comissões das Pescas e Agricultura, com o objetivo de intensificar as relações instituições do Governo dos Açores com o Parlamento Europeu.

 

Rui Bettencourt reuniu ainda, no Gabinete de Representação da Região Autónoma dos Açores em Bruxelas, com a Chefe de Unidade das Regiões Ultraperiféricas (RUP) da Comissão Europeia, Paula Gaspar, com quem fez um balanço da Estratégia para as RUP implementada em 2017, e com a Secretária Geral da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas da Europa (CRPM), Eleni Marianou, com quem acertou a vinda aos Açores, no primeiro semestre de 2020, da Comissão das Ilhas.

GaCS/SRAPRE
 
Anexos:  
2019.09.18-SRAPRE-BalançoEncontrosBruxelas_Estrasburgo(1).mp3 2019.09.18-SRAPRE-BalançoEncontrosBruxelas_Estrasburgo(2).mp3   19.6214.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Abastecimento à ilha das Flores vai contar com segunda viagem semanal a partir de meados de novembro

Açores recebem Torneio Nacional de Futebol de Rua

Governo dos Açores está do lado dos investigadores, afirma Gui Menezes

Carreira científica regional não resolve problema da precariedade, afirma Gui Menezes

Intervenção da Secretária Regional da Solidariedade Social



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 


 

 

  

 
 


 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
 Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal