principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Ponta Delgada , 25 de Novembro de 2016

Rui Bettencourt desafia jovens Açorianos a envolverem-se no projeto europeu

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas desafiou hoje os jovens Açorianos para que se envolvam ativamente no projeto europeu e na construção da Europa, sublinhando o seu papel e importância no futuro da União Europeia.

 

Rui Bettencourt, que falava na Escola Básica Integrada dos Arrifes, no âmbito de um projeto dinamizado pelo Clube Europeu deste estabelecimento de ensino de São Miguel, frisou que se trata, essencialmente, de “levar os Açores ao resto do mundo e trazer o resto do mundo aos Açores”.

 

“A Europa são 500 milhões de habitantes, nós somos apenas 250 mil, o que quer dizer que em cada 20 mil europeus só há um Açoriano", afirmou Rui Bettencourt, acrescentando, no entanto, que "não é esse número que conta, não nos devemos limitar, nem podemos ficar condicionados por isso”.

 

“Temos vontade de fazer um futuro europeu, temos uma juventude dinâmica e queremos ter um papel na Europa e é isso que também temos que dizer à Europa, não só que precisamos das suas políticas, mas também que as políticas europeias necessitam dos Açores”, salientou o Secretário Regional, numa entrevista que concedeu a quatro alunos no âmbito do Clube Europeu da escola.

 

Rui Bettencourt acrescentou que, numa altura em que “grande parte dos europeus ou, pelo menos, uma parte importante dos europeus, têm dúvidas em relação à União Europeia” e em que “já não se é tão europeísta na Europa continental como se era há 20 anos, em que há dúvidas sobre o tipo de Europa e se a Europa está a fraquejar ou não”, os Açorianos “têm grandes convicções de Europa e, precisamente isso, dá-nos uma legitimidade maior para nos afirmarmos mais na União Europeia”.

 

O Secretário Regional disse estar convencido que os Açores são “uma região que é completamente europeia, que é europeísta, que defende a Europa e que está disponível para entrar nas políticas europeias e ajudar”.

 

“Os Açorianos, neste momento e pelo facto de terem convicções europeias, são mais importantes na Europa do que há uns anos atrás”, frisou.

 

Para Rui Bettencourt, é importante dizer à Europa que os Açores querem ter um papel ativo e participativo, porque “merecemos e desejamos ter um papel na Europa e, portanto, a Europa não é bem a mesma se não tivesse os Açores”.

 

O Secretário Regional apelou ainda a outros jovens para que sigam o exemplo dos alunos da EBI dos Arrifes, que são europeus e que dinamizam atividades no seu Clube, para que possam ir ver como é que funciona a Europa e onde é que se tomam as decisões, já que, até ao fim do século XXI, serão os jovens a ter a responsabilidade de ter o destino dos Açores na mão, onde também terão a dimensão europeia na sua vida ativa.

 

Nesta entrevista, os jovens repórteres do Clube Europeu da EBI dos Arrifes questionaram o governante sobre aspetos tão diversos como as principais linhas de atuação para as relações externas dos Açores com a Europa e com o mundo, as novas perspetivas de relacionamento e de oportunidades com as instituições europeias e os modos de participação e de aproximação dos jovens às questões de cidadania europeia e a uma maior participação nas dinâmicas europeias.

 

O Clube Europeu da EBI dos Arrifes, um dos 21 em atividade nas escolas da Região neste ano letivo, vai participar em 2017 num intercâmbio com o Clube Europeu do Agrupamento de Escolas D. Dinis, que inclui uma visita ao Espaço Europa, um espaço de informação aos cidadãos criado pela Representação da Comissão Europeia em Lisboa, Gabinete de Informação do Parlamento Europeu e Assembleia da República.

GaCS/SN
 
Anexos:  
2016.11.25-SRAPRE-ProjetoEuropeu(1).mp3 2016.11.25-SRAPRE-ProjetoEuropeu(2).mp3 2016.11.25-SRAPRE-ProjetoEuropeu(3) .mp3   16.0177.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Berto Messias anuncia apoios para projetos na área da juventude

Agenda do Governo Regional dos Açores para 24 de junho

Agenda do Governo Regional dos Açores para 24 e 25 de junho

Agenda do Governo Regional dos Açores para 23 de junho

Governo dos Açores garante continuidade do Red Bull Cliff Diving em 2020



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 

 

  



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal