principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Ponta Delgada , 16 de Novembro de 2019

Rui Bettencourt defende papel proativo dos Açores na nova realidade internacional

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas defendeu, em Ponta Delgada, a importância e a necessidade de os Açores terem um papel proativo na mudança a que se assiste na nova realidade internacional.

 

“Temos que ser uma incontornável plataforma de cooperação estratégica e um ponto de passagem obrigatória entre uma antiga e uma nova visão do mundo, mesmo que este mundo seja mais difícil, mas devemos lá estar”, afirmou Rui Bettencourt, que  falava sexta-feira na sessão de abertura do 6.º Curso Intensivo de Segurança e Defesa na Região Autónoma dos Açores.

 

Para o governante, o facto de os Açores serem uma Região Ultraperiférica da União Europeia significa “mais valias para a Europa”, sejam de projeção mundial, de dimensão oceânica ou de posicionamento geoestratégico único, que devem ser sublinhadas, mostradas e demonstradas a todos os parceiros europeus, com especial enfase para o mar.

 

“Termos um mar de um milhão de km2 - 25% do mar europeu é o mar que envolve os Açores e coloca uma outra centralidade também nesta realidade  internacional - que traz uma dimensão oceânica e uma projeção mundial à Europa, e que coloca grandes e fundamentais desafios de novas estratégias de governação”, disse o titular da pasta das Relações Externas, frisando que isso é “muito difícil, mas necessário”.

 

Rui Bettencourt considerou ainda que existem “novos desafios também de segurança e um novo mapeamento das relações internacionais, nem que seja devido à atratividade económica cada vez maior de uma nova economia azul, em particular do mar profundo, que se coloca nos Açores”.

 

“A tomada de consciência de tudo isso, dá-nos o direito, a obrigação e a vocação de sermos atores deste mundo em mudança que se está a desenhar, até porque se não o fizermos este mundo será feito sem nós e pode realmente não ter a nossa marca” sublinhou o governante.

 

“Estamos, pois, a passar de uma posição geoestratégica passiva para uma ideia de posição geoestratégica proativa, na qual devemos ser coautores na construção do que aí deve vir para o século XXI“, afirmou Rui Bettencourt.

 

Na sua intervenção, o Secretário Regional disse ainda que o momento que se está a atravessar “é particularmente interessante, perigoso, mas interessante” por se encontrar a ser desenhado “um novo mundo”, com uma profunda transformação da sociedade, das relações internacionais, dos conceitos de centralidade e de geoestratégia.

 

O Secretário Regional defendeu que isso obriga “a olhar com muita atenção e com muito cuidado para estas novas realidades”, e “coloca, efetivamente, este curso intensivo com uma grande pertinência e muito útil neste momento para nós”.

GaCS/SN
 
Anexos:  
2019.11.15-SRAPRE-6ºCISEDE_Açores(1).mp3 2019.11.15-SRAPRE-6ºCISEDE_Açores(2).mp3 2019.11.15-SRAPRE-6ºCISEDE_Açores(3).mp3   19.6815.jpg 19.6816.jpg 19.6817.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 9 e 10 de dezembro

Diretora Regional do Turismo sublinha Epic Trail Run Azores como “um grande evento desportivo açoriano”

Secretária Regional destaca investimento nos Bombeiros dos Açores

Casas dos Açores devem ser valorizadas e dinamizadas, afirma Diretor Regional das Comunidades

Projeto CREATOUR AZORES apresentado a 10 de dezembro



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 


 

 

  

 
 


 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal