principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui
Saber mais sobre RSS ...

Ponta Delgada , 17 de Fevereiro de 2017

Rui Bettencourt apela ao contributo de todos para o projeto açoriano, onde quer que estejam no mundo

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas afirmou hoje, na Lagoa, em S. Miguel, que é necessário criar novas sinergias e imaginar políticas públicas de cooperação que permitam a todos contribuir para o projeto açoriano.

 

Rui Bettencourt, que falava, em representação do Presidente do Governo, na abertura do seminário 'Perspetivas para um futuro do emigrante de ontem ou de hoje', promovido pela Associação dos Emigrantes Açorianos (AEA), afirmou que este é o tempo de “defender o projeto açoriano e de cada Açoriano contribuir para ele em qualquer sítio do mundo”, sublinhando a importância de cativar os jovens para este objetivo.

 

“Temos que imaginar como é que podemos potenciar todo este mundo enorme de Açorianos que há no mundo, temos que imaginar como é que podemos tomar consciência e como é que cada um de nós pode participar neste projeto açoriano, temos que imaginar políticas públicas que façam isso”, frisou Rui Bettencourt, assumindo que o Governo dos Açores pretende assumir um papel de liderança no processo de criação de novas sinergias para envolver os jovens neste projeto.

 

“Se queremos manter a Açorianidade ao longo dos anos, temos que, em primeiro lugar, considerar que os açordescendentes são Açorianos, os filhos dos Açorianos que emigraram são Açorianos, tal como os netos”, frisou o Secretário Regional, defendendo a necessidade de imaginar novas maneiras de trabalhar à volta da integração dos jovens neste projeto para “continuar com um projeto da diáspora açoriana forte”.

 

Na sua intervenção, Rui Bettencourt salientou que “poucos povos têm essa dimensão mundial tão grande como os Açorianos”, acrescentando que isso permite aos Açores ter uma "dimensão geoestratégica mundial”.

 

O Secretário Regional realçou, a propósito, que existe no pensamento estratégico atual “uma nova centralidade para os Açores", que é uma região ultraperiférica da União Europeia, mas uma "região central" no Atlântico.

 

“Há que integrar essa centralidade e essa importância de estarmos em todo o mundo”, afirmou, considerando que esta é “uma oportunidade para as políticas regionais e para os Açorianos”.

 

“Essa posição mundial da Açorianidade e essa dimensão mundial dos Açores leva a que cada um dos Açorianos de fora e do arquipélago tenha consciência de que este agora é o tempo de contribuir para o projeto açoriano, onde quer que se esteja, e é um tempo também do Governo dos Açores integrar no seu projeto os Açorianos que estão pelo mundo fora”, frisou.

 

Para o Secretário Regional, este é um projeto que “tem que ser feito com todos os Açorianos conscientes de que têm que participar”, num mundo que está em mudança e em que esta questão deve ser equacionada, quer no arquipélago, quer na diáspora, "defendendo e sendo Açores em qualquer sítio".

GaCS/SN
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
 2017.02.17-SRAPRE-SeminárioAEA(1).mp3 2017.02.17-SRAPRE-SeminárioAEA(2).mp3 2017.02.17-SRAPRE-SeminárioAEA(3).mp3   17.0434 17.0435
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 26 e 27 de fevereiro

João Ponte realça importância da Exposição de Camélias das Furnas para a promoção da floricultura açoriana

Agenda do Governo Regional dos Açores para 25 de fevereiro

Proteção Civil alerta para previsão de chuva forte nos grupos Central e Oriental

Agenda do Governo Regional dos Açores para 25 e 26 de fevereiro



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
 
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
 
 Linha Verde do Governo dos Açores - Ligue 800 207 255
Rede Prestige Azores
 
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal