principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Ponta Delgada , 25 de Janeiro de 2018

Região avança, de imediato, para a construção de novo navio para substituir o “Mestre Simão”

A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas anunciou hoje, em Ponta Delgada, que a Região vai avançar, de imediato, para a construção de um novo navio destinado a substituir o 'Mestre Simão'.

 

“A Administração da Atlânticoline, com a concordância do Governo dos Açores, optou por promover, de imediato, a construção de uma nova embarcação, similar àquela que agora foi dada como perdida”, revelou Ana Cunha, numa conferência de imprensa conjunta com o Presidente do Conselho de Administração da Atlânticoline, Carlos Faias.

 

A titular da pasta dos Transportes sublinhou que “ninguém esperava este infortúnio, naturalmente", assegurando que "tudo está a ser feito para devolver ao 'Triângulo', tão rápido quanto possível, a normalidade do transporte marítimo de passageiros e viaturas”.

 

“Contamos com a compreensão de todos os que utilizam este serviço, pois fica a certeza, e deixo-vos a certeza, que tudo está a ser feito para que volte a ser, o mais rapidamente possível, como era antes”, acrescentou.

 

A Secretária Regional lembrou que o Governo dos Açores tem estado ao lado da Atlânticoline “desde o início, e está ao corrente de todos os desenvolvimentos”.

 

Ana Cunha quis também “enaltecer, novamente, a coragem, a abnegação e o profissionalismo, não só do mestre do navio, bem como de toda a sua tripulação, na evacuação dos 61 passageiros que seguiam a bordo do 'Mestre Simão', na manhã do dia 6 de janeiro”.

 

“Para o Governo dos Açores, seja qual for o cenário, em primeiro lugar, e acima de tudo, está a salvaguarda das vidas humanas que estiveram envolvidas neste acidente e, portanto, nunca será demais mencionar e enaltecer a forma como decorreu todo o processo de evacuação dos passageiros. A todos eles, e a todas as entidades envolvidas, mais uma vez, o nosso obrigado”, frisou.

 

A Secretária Regional salientou que, nas últimas semanas, “as autoridades, os peritos e as várias entidades técnicas têm estado a desenvolver o seu trabalho, com vista à retirada do combustível, outros poluentes e até materiais que estavam a bordo do navio 'Mestre Simão', de forma a evitar qualquer foco de poluição passível de causar danos na zona do Porto da Madalena, na zona envolvente, ou seja, na zona onde o 'Mestre Simão' encalhou”.

 

A par disso, foi também desenvolvida por essas entidades, nomeadamente pelas seguradoras, um trabalho de avaliação do estado do navio, e uma ponderação dos passos seguintes, sendo que “nessa avaliação, as seguradoras concluíram que não é viável recuperar o 'Mestre Simão', tendo-o dado como perdido”.

GaCS/HB
 
Anexos:  
2018.01.25-SRTOP-Atlânticoline 01.MP3 2018.01.25-SRTOP-Atlânticoline 02.MP3   18.2083.jpg 18.2084.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal