principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Ponta Delgada , 11 de Dezembro de 2019

Projeto Hexagone reforça dinâmicas de cooperação territorial até 2022, afirma Diretora Regional dos Assuntos Europeus

A Diretora Regional dos Assuntos Europeus destacou hoje, em Ponta Delgada, a importância da prorrogação do projeto ‘Hexagone’ até 2022 para o reforço da dinâmica de cooperação entre os seus parceiros.

 

“Achamos que esta reunião tem lugar num momento particularmente importante por dois motivos complementares, o primeiro porque é a primeira reunião desde a aceitação formal da prorrogação do projeto até 31 de dezembro de 2022 e o segundo porque houve alterações na sua gestão com a entrada de novos elementos dos governos das Canárias e da Madeira”, afirmou Célia Azevedo, em declarações à margem da reunião de coordenação deste projeto, no âmbito do programa de cooperação territorial MAC 2014-2020.

 

Para a Diretora Regional, isto “leva os parceiros a, necessariamente, pensar, de uma forma estratégica as fases seguintes do projeto até 2022 e as ações a desenvolver conjuntamente”.

 

Célia Azevedo salientou ainda o facto de esta reunião ocorrer num momento em que houve “uma alteração substancial” no projeto, com a entrada, após as respetivas eleições regionais, de novos responsáveis dos governos das Canárias e da Madeira, o que pode imprimir uma nova dinâmica ao projeto.

 

A Diretora Regional referiu também a “necessidade de definir, no novo período de programação 2021/2027, o papel a desempenhar por este projeto estratégico”, considerando que “deve ser capitalizada a experiência e as redes estabelecidas no âmbito deste projeto ao serviço de novos projetos para o próximo período de programação”.

 

Esta reunião de coordenação, que reúne os parceiros europeus do projeto (Açores, Madeira e Canárias), tem lugar depois de ter sido aprovado um conjunto de projetos no âmbito da 2.ª convocatória do MAC 2014-2020, que serão considerados no sentido da possibilidade de promoção de uma concertação entre o FEDER e o FED ou outras linhas de financiamento europeu.

 

Nesta reunião, além de Célia Azevedo, participaram, em representação do Governo da Madeira, a nova Diretora Regional dos Assuntos Europeus, Fernanda Cardoso, e, em representação do Governo das Canárias, a Diretora Geral dos Assuntos Económicos com África, Nasara Abu, que tomaram posse recentemente na sequência de eleições nos dois arquipélagos.

 

O 'Hexagone' é um projeto estratégico aprovado no âmbito do programa MAC 2014-2020 - orçado em cerca de um milhão de euros e comparticipado pelo FEDER em 85% - que envolve parceiros europeus dos Açores, Madeira e Canárias e parceiros não europeus de Cabo Verde, Senegal e Mauritânia.

 

Com este projeto pretende-se aumentar a cooperação entre as regiões europeias e os países não europeus que o integram e, por outro lado, desenvolver competências que possibilitem a concertação entre o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), o Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED) e outras linhas de financiamento europeu.

GaCS/SN
 
 
  19.7106.JPG 19.7107.JPG
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Investimento do grupo hoteleiro Vila Galé comprova capacidade de atração da Região, afirma Vasco Cordeiro

Governo Regional lança concurso para construção de mais um reservatório para abastecimento de água à agricultura no Pico

Governo dos Açores ausculta população no âmbito do projeto de requalificação do Miradouro da Lagoa do Fogo

Taxa de imposto sobre os combustíveis não sobe nos Açores em 2020

Biblioteca Pública Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, promove iniciativa para 'boardgamers'



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 

 

 




 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal