principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Horta , 17 de Abril de 2018

Programa Eco-Escola conta com 75 escolas açorianas inscritas em prol da sustentabilidade ambiental

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo afirmou hoje, na Horta, que o programa Eco-Escola é um dos principais ativos no trabalho com a comunidade escolar sobre a sustentabilidade ambiental, sendo 75 as escolas açorianas inscritas no ano letivo 2017/2018.

 

“Hoje contamos com 75 escolas aderentes, o que contrasta com as primeiras quatro, em 1999, ano em que se iniciou nos Açores o mais antigo programa de educação ambiental para a sustentabilidade”, salientou Marta Guerreiro, que falava no hastear da bandeira na Escola Secundária Manuel de Arriaga.

 

A governante lembrou que “1999 foi também o ano em que a tutela do ambiente criou a primeira Ecoteca dos Açores, na ilha do Pico, que, desde então, se estendeu a todas as ilhas do arquipélago e permitiu o crescente número de escolas inscritas e galardoadas pelo programa Eco-Escolas”.

 

“Atualmente, 30% das escolas açorianas são Eco-Escolas, enquanto se observa no território nacional continental uma taxa de implementação de 17%”, adiantou a titular da pasta do Ambiente.

 

Marta Guerreiro salientou que “alguns dos municípios açorianos têm 100% de escolas como Eco-Escolas", acrescentando que o apoio dado pelas autarquias é "uma das condições para que uma escola possa implementar este programa”.

 

“O hasteamento da Bandeira Verde em cada ano é o reconhecimento de que a escola continua a cumprir os objetivos e a metodologia Eco-Escolas, que é inspirada nos princípios da Agenda 21 Local, envolvendo a participação das crianças e jovens na tomada de decisões e na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis”, frisou.

 

Marta Guerreiro recordou que a Escola Secundária Manuel de Arriaga "participa neste programa desde 2002, tendo recebido o galardão da Bandeira Verde em 14 das 16 candidaturas que apresentou, pelo que deve ser um exemplo na continuidade do trabalho excelente que tem feito pela educação ambiental”.

 

A governante referiu ainda o trabalho desenvolvido pela Direção Regional do Ambiente que, "desde 2001, tem promovido uma iniciativa paralela e complementar a este programa, através de uma ação de formação creditada para professores", o Seminário Regional Eco-Escolas, que, a partir de 2009, passou a ser associado ao Encontro Regional de Educação Ambiental.

 

Marta Guerreiro destacou que "este é um programa internacional, presente em mais de 65 países e em 52.700 escolas, abrangendo em Portugal mais de 1.600 escolas, em 230 municípios", salientando o contributo "para tornar mais sustentável o dia-a-dia, quer em cada estabelecimento de ensino, quer na comunidade”.

GaCS/HMB
 
Anexos:  
2018.04.17-SREAT-BandeiraEco-Escola.mp3   18.2567.JPG 18.2568.JPG
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal