principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Ponta Delgada , 29 de Maio de 2020

Prioridade do Governo dos Açores é receber os turistas em segurança, afirma Marta Guerreiro

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo afirmou hoje que a prioridade do Governo dos Açores é “receber os turistas em segurança, para que tenham confiança em escolher” o arquipélago como destino turístico.

 

Marta Guerreiro falava na web conferência ‘Açores: preparar o futuro’, promovida pelo jornal Publituris, encerrando um ciclo de webinares dedicadas ao setor do turismo em todas as regiões do país, que contou também com a participação da Associação do Turismo dos Açores, do Grupo Sata, do Grupo Finançor e do Grupo Newtour.

 

Segundo a governante, importa transmitir uma mensagem de segurança “a todos os Açorianos” e a todos “aqueles que pretendam visitar” os Açores, numa retoma da atividade turística que “assegure todas as questões de saúde pública”.

 

A Secretária Regional salientou que “os empresários estão preparados” para a retoma do turismo, destacando a criação do Manual de Boas Práticas Covid-19 dedicado ao setor, sendo a base para a atribuição do selo ‘Clean & Safe Açores’, adaptado à realidade da Região, mas beneficiando dos investimentos promocionais do Turismo de Portugal.

 

Por outro lado, a titular da pasta do Turismo deu nota da importância da “capacidade de testar os visitantes” que chegam aos Açores e de tratar “eventuais casos positivos que possam surgir desses testes”, como mais uma medida que garante a segurança de todos, ou seja, dos que vivem nos Açores e dos que escolhem os Açores como destino de férias.

 

Fruto das medidas adotadas e do comportamento dos Açorianos, “hoje vivemos uma situação epidemiológica muito favorável”, frisou Marta Guerreiro, acrescentando que nesta “nova normalidade” importa saber conviver com o vírus e ter a capacidade de “testar, identificar, controlar e tratar” os eventuais casos que possam surgir.

 

Para além das questões de segurança, a governante sublinhou que o posicionamento dos Açores se enquadra naquela que será a nova procura dos viajantes nos próximos tempos.

 

Se muitos destinos falam numa reconfiguração face à situação atual, “os Açores estão na vanguarda” relativamente àquelas que são “as preocupações dos que hoje procuram fazer férias”, afirmou Marta Guerreiro.

 

“Somos o único arquipélago do mundo e a única região de Portugal com a certificação de Destino Turístico Sustentável, temos o dimensionamento das nossas infraestruturas turísticas muito adequado àquela que é a procura dos dias de hoje, proporcionamos experiências exclusivas com produtos de excelência, somos um povo de pessoas autênticas e hospitaleiras, que cada vez mais está imbuído das práticas sustentáveis, para além da baixa densidade turística”, sublinhou.

 

Marta Guerreiro evidenciou ainda que “hoje é um dia especial” por assinalar a retoma das viagens inter-ilhas pela SATA Air Açores, sem a necessidade de qualquer procedimento ou autorização prévia, mas também por ser a data a partir da qual os passageiros desembarcados do exterior passam a dispor de uma simplificação dos procedimentos, deixando de ter de permanecer em isolamento profilático durante 14 dias.

 

“Nós temos a sorte e a vantagem de ter uma companhia aérea regional e isso é determinante – e tem sido determinante – nas soluções a implementar”, reforçou.

 

Na sua intervenção, Marta Guerreiro deixou uma mensagem a todos os empresários do setor pelo “caminho ímpar” percorrido no desenvolvimento do turismo, “antecipando um conjunto de trabalhos de organização e planeamento em prol do território e do setor, estando alinhados com as medidas que hoje se exigem a todos os destinos turísticos mundiais”.

 

“Os Açores e os seus ‘players’ têm-se afirmado na linha da frente dos destinos mais competitivos do mundo, por cumprirem todos os requisitos que se impõem no atual conceito de turismo seguro e exclusivo”, salientou a Secretária Regional.

 

Marta Guerreiro reforçou que “os Açores estão melhor posicionados que a maioria dos destinos concorrentes” face à procura por um “turismo positivo”, em oposição a um turismo massificado, de mercados de alto valor, “onde se privilegia uma postura autêntica, solidária e sustentável”.

GaCS/HMB
 
Anexos:  
2020.05.29-SREAT-ConferênciaPublituris.mp3   20.7925.jpg 20.7926.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Hospital da Horta lança serviço que facilita marcação da primeira consulta de especialidade

Avelino Meneses reafirma prioridade do Governo dos Açores no combate ao absentismo escolar

Governo dos Açores aumenta incentivos a fundo perdido aos investimentos no setor do turismo

Açores apoiam mais de meia centena de atletas de alta competição

Comunicado da Autoridade de Saúde Regional



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 



Medidas de Flexibilização de restrições na Região Autónoma dos Açores
Flexibilização
Flexibilização
Flexibilização
Flexibilização

 





 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal