principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Angra do Heroísmo , 16 de Outubro de 2018

Orçamento de Estado demonstra a valorização dos Açores pelo Governo da República e a atenção para com a Região

O Vice-Presidente do Governo manifestou hoje, em Angra do Heroísmo, satisfação relativamente à proposta de Orçamento de Estado para 2019, considerando que corresponde “às propostas dos Açores” e revela “uma enorme atenção da República para com a Região”, valorizando-a no contexto nacional.

 

“Satisfação, porque culmina com um trabalho conjunto de articulação realizado entre o Governo dos Açores e o Governo da República, que permitiu concretizar esta proposta de Orçamento de Estado, que corresponde àquilo que eram as propostas apresentadas pelo Governo dos Açores”, afirmou Sérgio Ávila.

 

A proposta de Orçamento de Estado (OE) para 2019 consagra um reforço nas transferências para os Açores para 285,2 milhões de euros, ao abrigo da Lei das Finanças Regionais.

 

“Esta proposta demonstra, por parte do Governo da República, uma enorme atenção para com os Açores, uma consideração com a nossa Região e, particularmente, uma valorização da Região Autónoma dos Açores no contexto nacional, sem precedentes no passado com o anterior Governo”, frisou o titular da pasta das Finanças.

 

Por outro lado, de acordo com o governante, fica demonstrada “uma solidariedade efetiva e real do Governo da República para com os Açores”, manifestando que é com “satisfação que encaramos que as propostas e as recomendações efetuadas pela Região e o trabalho conjunto tiveram a sua concretização prática”, com o Governo da República a incluir essas propostas no Orçamento de Estado para 2019, que “cumpre integralmente” a Lei das Finanças Regionais.

 

“Gostaria de salientar, também, o cumprimento integral do compromisso de reforço no âmbito das Obrigações de Serviço Público de transporte aéreo inter-ilhas, que, pela primeira vez no ano passado, e depois de muitos anos de reivindicações por parte dos Açores, este Governo aceitou comparticipar, sendo a comparticipação para 2019 num valor substancialmente superior ao deste ano”, salientou.

 

O Vice-Presidente do Governo destacou ainda como medidas importantes a concretização da alteração legislativa que permitiu aos Açores arrecadar uma parte da receita que, por direito próprio, tinha nos jogos sociais, bem como a resolução definitiva do problema do tratamento dos doentes dos Açores deslocados no continente, “passando, pela primeira vez, a considerar que os doentes dos Açores deviam ter o mesmo tratamento que os doentes do Serviço Nacional de Saúde”.

 

Para além destas questões, o Orçamento de Estado para 2019 corresponde às preocupações e reivindicações da Região no âmbito do Observatório do Atlântico, no Faial, do estabelecimento prisional na ilha de São Miguel e do desenvolvimento do Plano de Revitalização Económica da Ilha Terceira (PREIT), no que concerne à questão da descontaminação e à corresponsabilização de despesas inerentes ao objetivo de descontaminação.

 

O documento também refere o desenvolvimento dos investimentos na rede de radares meteorológicos, a ampliação do Aeroporto da Horta, a promoção das ações necessárias destinadas à substituição das interligações por cabo submarino e a consignação de receitas ao Serviço Regional de Saúde, no contexto da estrutura financeira do Estado.

 

“No âmbito desta legislatura, consideramos que o Governo da República, e com a aprovação desta proposta de Orçamento de Estado, demonstra claramente a atenção e a consideração que tem pela Região Autónoma dos Açores, essencialmente a sua valorização”, reiterou Sérgio Ávila, realçando a “correspondência de solidariedade efetiva e a afetação dos recursos financeiros que são, por direito próprio, da Região, mas também a partilha de recursos e dos investimentos que são necessários e que a Região tem definido no âmbito do seu desenvolvimento”.

GaCS/OM
 
Anexos:  
2018.10.16-VPGR-OE2019.mp3  
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Andreia Cardoso assina contratos para recuperação de habitação degradada com famílias da Ribeira Grande

Governo dos Açores promove nova certificação de atum para mercados de alto valor

Museu Carlos Machado promove Férias de Verão no Museu

LIFE BEETLES é o novo projeto europeu de conservação da natureza aprovado para os Açores

Agenda do Governo Regional dos Açores para 16 e 17 de julho



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 

 

  



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal