principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Angra do Heroísmo , 19 de Fevereiro de 2018

Nova linha de crédito 'Capitalizar Mais’ disponibiliza às empresas açorianas 79 ME de financiamento

O Vice-Presidente do Governo anunciou hoje, em Angra do Heroísmo, a criação de uma nova linha de crédito com garantia mútua, denominada 'Capitalizar Mais’, que vai disponibilizar às empresas açorianas 79 milhões de euros de financiamento em condições mais favoráveis.

 

Sérgio Ávila, salientou que, “na sequência da aprovação pelo Governo dos Açores da estratégia de implementação de instrumentos financeiros para apoio direto às empresas açorianas, foi desenvolvido um processo de articulação com a IFD – Instituição Financeira de Desenvolvimento”, tendo em vista a sua operacionalização numa fase de dinâmica de investimento.

 

Para o titular da pasta da Competitividade, que falava na apresentação da nova linha, “estando a Região a viver um novo ciclo de crescimento económico e de incremento do investimento privado, importa criar novos mecanismos de apoio financeiro às empresas, criando condições para facilitar o acesso ao crédito bancário e reduzindo os custos desse financiamento”.

 

O Vice-Presidente recordou que, num passado não muito distante, “foram disponibilizadas linhas de crédito específicas, que assumiram um papel muito relevante no apoio à manutenção de inúmeros postos de trabalhos e na permanência no mercado de muitas empresas”, acrescentando que os “novos instrumentos financeiros devem ser dirigidos ao apoio ao financiamento” para novos investimentos.

 

“O Governo dos Açores trabalhou no sentido de assegurar a disponibilização de novos mecanismos de apoio ao financiamento e capitalização das empresas, de forma a que possam aproveitar plenamente os sistemas de incentivos ao investimento em vigor através do Competir+ e permite-lhes dispor dos recursos necessários para produzir mais, investir mais e criar mais emprego”, afirmou.

 

Esta medida, que já está acessível às empresas através dos bancos aderentes, apoia o financiamento em novos investimentos em ativos fixos corpóreos ou incorpóreos, bem como para aumentar o fundo de maneio associado a um efetivo incremento da atividade.

 

A ‘Linha Capitalizar Mais’ contempla também a realização de despesas não elegíveis em candidaturas aprovadas no âmbito do Competir+, incluindo fundo de maneio.

 

O novo instrumento de financiamento prevê ainda o apoio à aquisição de imóveis e terrenos afetos à atividade empresarial, sendo que o montante máximo não pode exceder 50 por cento e 10 por cento, respetivamente, do montante total de financiamento.

 

“As empresas com candidaturas que sejam aprovadas no âmbito dos sistemas de incentivos regionais, nomeadamente o Competir+, podem financiar ao abrigo desta linha de crédito os mesmos custos elegíveis, se essa cumulação levar a que o incentivo não ultrapasse os limites comunitários aplicáveis em matéria de auxílios de Estado”, destacou o Vice-Presidente.

 

As operações de crédito a celebrar no âmbito da ‘Linha Capitalizar Mais’ beneficiam de uma garantia autónoma destinada a garantir até 80% do capital em dívida.

 

O prazo das operações de crédito pode ir até 12 anos, com um período de carência até três anos e as taxas de juro terão um 'spread' com limites máximos que variam entre 1,86% e 3,4%, significativamente abaixo dos valores médios de mercado.

 

“O que é notório é que as empresas açorianas têm sabido aproveitar os apoios e os incentivos públicos, assim como o clima fiscal mais favorável, para investirem e inovarem”, afirmou Sérgio Ávila, destacando que, com mais esta medida, o Governo dos Açores contribui “para facilitar e incentivar o investimento privado, reduzindo os constrangimentos e as dificuldades que as empresas ainda tinham no seu relacionamento com a banca”.

GaCS/VPGECE
 
 
  18.2213.JPG
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Informação Relacionada:

Intervenção do Vice-Presidente do Governo 

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal