principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Ponta Delgada , 19 de Setembro de 2019

"MacaroNight - Noite Europeia dos Investigadores" regressa a 27 de setembro com Ciência para todos

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia realçou hoje a importância do projeto 'MacaroNight – Noite Europeia dos Investigadores da Macaronésia', que este ano decorre a 27 de setembro, enquanto “motor de divulgação da cultura científica”, enfatizando o facto deste tipo de iniciativas “permitir reforçar o trabalho em rede” dos Centros de Ciência dos Açores.

 

Bruno Pacheco defendeu, neste sentido, que a aposta do Governo dos Açores passa, precisamente, por garantir que os Centros de Ciência da Região “trabalhem cada vez mais em rede, levando as mais variadas atividades a todas as ilhas do arquipélago”.

 

“A intenção é multiplicar, replicar e estender as grandes iniciativas de divulgação de cultura científica a todas as ilhas”, referiu o Diretor Regional, que falava na conferência de imprensa de apresentação da segunda edição desta iniciativa, que terá lugar no Pavilhão do Mar, em Ponta Delgada.

 

A 'MacaroNight' conta com a participação dos seis Centros de Ciência da Região, da Escola de Novas Tecnologias dos Açores, com a Europe Direct Açores e investigadores convidados.

 

O Observatório do Mar vai apresentar a atividade 'Mergulho ao Futuro', em que os visitantes podem ter a oportunidade de, por exemplo, serem operadores de um ROV (veículo submarino operado remotamente), sendo que o Observatório Vulcanológico e Geotérmico escolheu como temática 'Satélites: analisar o presente, salvaguardar o futuro', para destacar a importância dos satélites para o conhecimento da Terra.

 

A atividade do Observatório Microbiano irá incidir sobre a temática da 'Biotecnologia dos Microrganismos' e o Observatório Astronómico de Santana apresenta como tema 'Descobrir o Espaço para compreender a Terra', que engloba a demonstração de tecnologias espaciais, as atividades no planetário móvel e um espaço interativo com tecnologias espaciais com recurso à robótica.

 

Já o Observatório do Ambiente vai desenvolver uma série de atividades subordinadas ao tema 'A tua escolha faz diferença! Sê sustentável!' e o EXPOLAB marca presença com várias atividades práticas subordinadas ao tema 'Que futuro para o ambiente? Que ambiente para o futuro?'.

 

Este ano, a Noite Europeia dos Investigadores vai estar estruturada em nove espaços, seis dos quais da responsabilidade dos Centros de Ciência e outros três destinados à atividade do 'Pitch com Investigadores', do Planetário e do Espaço de Robótica, da responsabilidade da Escola de Novas Tecnologias dos Açores.

 

Na conferência de imprensa de hoje, o Diretor Regional adiantou ainda que novembro será o ‘Mês da Ciência’, estando previstas várias atividades e iniciativas em todas as ilhas do arquipélago, à semelhança do que aconteceu no ano passado, no âmbito da ‘Quinzena da Ciência e Tecnologia’.

 

Entre as várias iniciativas que serão organizadas pelos Centros de Ciência dos Açores, destaca-se a “Feira da Ciência”, em Angra do Heroísmo, que levará à ilha Terceira uma mostra da Noite Europeia dos Investigadores.

 

A iniciativa 'MacaroNight' é financiada pela Comissão Europeia, através do programa Horizonte 2020, nas Ações Marie-Curie, e conta com a participação de vários parceiros dos Açores, Madeira e Canárias.

GaCS/GM
 
 
  19.6234.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Governo dos Açores está do lado dos investigadores, afirma Gui Menezes

Carreira científica regional não resolve problema da precariedade, afirma Gui Menezes

Intervenção da Secretária Regional da Solidariedade Social

Campanha Açores nos supermercados El Corte Inglés regista crescimento de vendas de 35% em 2019

Governo Regional coloca em consulta pública três diplomas na área da agricultura



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 


 

 

  

 
 


 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
 Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal