principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Florianópolis , 27 de Outubro de 2017

Legado cultural açoriano valorizado em Florianópolis, no Brasil

O Diretor Regional das Comunidades destacou, em Florianópolis, no Brasil, a importância do legado cultural açoriano “na formação e construção da sociedade catarinense e na identidade das suas gentes”.

 

Paulo Teves, que falava quinta-feira na cerimónia de assinatura da lei municipal n.º 10.290/2017 que declara 2018 como 'Ano dos Açores em Florianópolis', salientou que iniciativas como esta “representam um motivo de orgulho para o arquipélago dos Açores e consolidam as relações entre os nossos povos”.

 

“A declaração de 2018 como Ano Municipal dos Açores em Florianópolis é o reconhecimento do contributo da presença açoriana e do seu legado cultural para o desenvolvimento desta cidade e do Estado de Santa Catarina”, frisou o Diretor Regional, acrescentando que é uma “oportunidade de reforçar a nossa afetividade e de explorar novas áreas de relacionamento”.

 

A lei que estabeleceu 2018 como 'Ano dos Açores', proposta pelo Vereador Edinon Manoel da Rosa e aprovada por unanimidade pela Câmara dos Vereadores, surgiu no âmbito das comemorações do 270.º aniversário da chegada dos primeiros Açorianos a Santa Catarina, a 6 de janeiro de 1748, sendo que os 461 açorianos que atravessaram o Atlântico só viriam a pisar solo catarinense a 22 de fevereiro desse ano.

 

A cerimónia de assinatura do diploma, que contou com várias personalidades da cidade e do Estado, foi presidida por Gean Marques Loureiro, Prefeito de Florianópolis, e contou com a presença dos presidentes da Casa dos Açores de Santa Catarina, Sérgio Ferreira, e do Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina, Francisco do Vale Pereira, parceiros do Governo dos Açores.

 

No âmbito desta deslocação ao Brasil, Paulo Teves reuniu quarta-feira, 25 de outubro, com o Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina, que contou com a presença de cerca de 20 municípios daquele Estado.

 

O encontro serviu para delinear um conjunto de iniciativas a promover também no âmbito das comemorações desta importante efemeridade para a história dos Açores e de Santa Catarina.

 

“As iniciativas que hoje aqui foram apresentadas por este Conselho são uma oportunidade para promover ainda mais a proximidade entre as duas partes do Atlântico e reforçar, desse modo, as relações afetivas entre os Açores e o Estado de Santa Catarina”, afirmou Paulo Teves.

 

“Após mais de dois séculos e meio de presença, notar a vivacidade e o dinamismo da identidade açoriana em diversos municípios deste Estado, merece a nossa maior consideração e parceria”, frisou.

 

Antes de visitar Santa Catarina, o Diretor Regional das Comunidades esteve no Estado do Rio Grande do Sul, onde se encontrou com a Direção da Casa dos Açores e visitou a UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos e a Escola Estadual Carlos Bina.

 

Nesta escola, num encontro com mais de oito dezenas de alunos, Paulo Teves destacou o importante trabalho desenvolvido pela Casa dos Açores do Rio Grande do Sul junto das escolas do Estado “na preservação da cultura açoriana junto dos mais jovens” e, ao mesmo tempo, “na promoção dos Açores de hoje, dando a conhecer as valências e potencialidades do arquipélago”.

GaCS/DRCom
 
 
  17.1631.jpg 17.1632.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal