principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Lajes do Pico , 14 de Agosto de 2018

João Ponte afirma que ter mais e melhores caminhos agrícolas é uma “ambição permanente” do Governo

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou hoje, no Pico, que ter mais e melhores caminhos agrícolas é uma “ambição permanente” do Governo dos Açores, de modo a tornar o setor cada vez mais competitivo, rentável e preparado para vencer os desafios do futuro.

“Muito já foi feito, mas é preciso continuar este esforço de investimento ao nível das acessibilidades agrícolas, não só na ilha do Pico, mas em toda a Região”, salientou João Ponte, que falava na inauguração da segunda fase do Caminho Rural dos Matos de São João.

 

Nesse sentido, adiantou que só a Direção Regional dos Recursos Florestais vai investir este ano em todo o arquipélago cerca de 6,2 milhões de euros na melhoria e na renovação de caminhos agrícolas, considerando que este montante “expressa bem” o esforço que o Governo Regional está a fazer para qualificar, melhorar e tornar mais seguras as acessibilidades às explorações agrícolas, facilitando o trabalho diário dos agricultores.

 

“Para o Governo Regional, investir no Pico ou investir numa das grandes bacias leiteiras de São Miguel ou da Terceira tem a mesma importância, que é, no fundo, dar as mesmas condições e as mesmas oportunidades aos agricultores, independentemente do peso que o setor agrícola tem na ilha onde se localizam”, afirmou João Ponte.

 

Relativamente ao Caminho dos Matos de São João, o Secretário Regional frisou que esta segunda fase corresponde a um investimento de cerca de 700 mil euros, que beneficia mais de duas dezenas de explorações agrícolas, numa área de 87 hectares de pastagem e 48 hectares de floresta.

 

Para João Ponte, o caminho agora inaugurado e outros em fase de conclusão, como é o caso dos caminhos do Landroal e da Rosada, são “bons exemplos de política de coesão social e de desenvolvimento da agricultura”.

 

O Secretário Regional anunciou que, para acelerar a execução dos trabalhos nos caminhos do Landroal e da Rosada, feitos até agora com meios próprios da Direção Regional dos Recursos Florestais, foi decidido alugar equipamentos através de financiamento do PRORURAL+.

 

“Com esta decisão estamos a antecipar a conclusão dos trabalhos e a colocar estas duas vias mais cedo ao serviço dos agricultores”, disse João Ponte, acrescentando que, ainda este ano, será lançado o concurso para a execução do projeto da estrada de acesso à montanha do Pico, num investimento superior a 1,2 milhões de euros.

 

João Ponte salientou que a determinação e o empenho do Governo dos Açores em querer fazer sempre mais e melhor são um garante e um reconhecimento da importância que é dada aos investimentos nas infraestruturas agrícolas, de modo a servir cada vez melhor os agricultores.

GaCS/RM
 
Anexos:  
2018.08.14-SRAF-CaminhoAgricolaPico(1).mp3 2018.08.14-SRAF-CaminhoAgricolaPico(2).mp3 2018.08.14-SRAF-CaminhoAgricolaPico(3).mp3   18.3281.jpg 18.3282.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal