principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Angra do Heroísmo , 14 de Dezembro de 2019

Jovens são imprescindíveis para uma agricultura mais forte e competitiva, afirma João Ponte

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas destacou, em Angra do Heroísmo, a importância dos jovens para o futuro da agricultura nos Açores, que se quer mais forte e competitiva, considerando que o seu contributo ativo é determinante para o desenvolvimento sustentável do setor, para a fixação de pessoas nos meios rurais e para o desenvolvimento económico da Região.

 

“Saúdo todos os jovens agricultores e relevo a importância da atividade que exercem e que muito contribuiu para o desenvolvimento económico, social e ambiental da nossa Região e desta ilha, em particular”, afirmou João Ponte, que falava sexta-feira nas comemorações do 30.º aniversário da Associação de Jovens Agricultores Terceirenses.

 

“Os jovens, vencendo desafios estruturais e ultrapassando conjunturas difíceis ao longo do tempo, construíram um percurso notável em termos de progresso na agricultura”, acrescentou.

 

Na sua intervenção, João Ponte indicou que existem várias evidências do “sólido trajeto” feito nesta legislatura, concretamente na ilha Terceira, apontando o facto da produtividade média das explorações leiteiras ter aumentado 8%, a receita direta da produção de leite ter crescido 12% e o volume de negócios das indústrias de lacticínios aumentado 7%.

 

Paralelamente, no mesmo período, a exportação de carne de bovino na Terceira cresceu 10%, representando 53% dos abates de bovinos, entraram no setor mais 50 jovens agricultores e foram aprovados 190 projetos de modernização, com um investimento de 20 milhões de euros.

 

O Secretário Regional destacou que, apesar de, nos Açores, os produtores agrícolas apresentarem uma idade média de 53 anos, é objetivo estratégico do Governo rejuvenescer o setor e garantir o seu futuro no arquipélago.

 

Para isso, João Ponte salientou que, já no próximo ano, será implementado o programa Jovem Agricultor e o novo regime de cessação da atividade agrícola, proporcionando condições para atrair mais jovens agricultores e permitir que os mais idosos possam dar lugar a uma nova geração de agricultores.

 

Perante os jovens agricultores terceirenses, o governante disse ainda que em 2020 serão lançados os programas PROAGRI e I9AGRI, que permitirão apoiar projetos nas áreas da inovação, da agricultura de precisão e melhorar a eficiência e a rentabilidade das explorações.

 

“Temos ainda uma preocupação permanente em dar melhores condições de trabalho aos agricultores, reduzir os custos de produção das explorações, melhorar o rendimento dos produtores e a rentabilidade das empresas”, afirmou João Ponte, frisando que, para isso, é necessário que exista "mais abastecimento de água e de energia elétrica nas explorações e melhores caminhos agrícolas, como referenciais de padrões de modernidade e capacitação de índices mais elevados de competitividade e de melhoria direta no rendimento”.

 

O Secretário Regional frisou também que está já em implementação a Estratégica para a Agricultura Biológica, confirmando a aposta do Governo dos Açores numa agricultura ainda mais sustentável e que gere mais valor, sendo que, no âmbito das alterações ao programa POSEI para o próximo ano, foram criados incentivos ao desenvolvimento da agricultura biológica.

 

“Estão disponíveis suplementos aos prémios ao abate, à vaca leiteira, aos produtores de leite, às culturas arvenses e às hortofrutícolas. Isentamos de rateio a quase totalidade destes suplementos e alargamos estes incentivos ao período de conversão”, referiu João Ponte, considerando que estes são “bons exemplos” da determinação e da aposta que o Governo dos Açores está a fazer na promoção da agricultura biológica.

 

Para o governante, a determinação do Executivo em apoiar a agricultura e os jovens agricultores acontece porque existe a forte convicção de que “sem jovens na agricultura o futuro deste setor e o futuro das zonas rurais não está assegurado".

 

"Se não tornarmos a agricultura e as zonas rurais atrativas aos jovens, provavelmente estes irão procurar outras alternativas”, alertou.

 

João Ponte fez votos para que a paixão e a dedicação dos agricultores e dos jovens agricultores de hoje se estendam com a mesma intensidade à transformação e à comercialização, em prol da melhor valorização dos produtos açorianos e da melhoria do rendimento dos agricultores.

GaCS/RM
 
 
  19.7133.jpg 19.7134.jpg 19.7135.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Investimento de 3ME na requalificação e construção de equipamentos na aérea da infância e juventude, afirma Andreia Cardoso

Agenda do Governo Regional dos Açores para 18 e 19 de janeiro

Museu do Pico acolhe exibição do filme "O Homem do Vento Norte"

Museu da Horta promove oficina "Objetos que marcam o tempo"

Teresa Machado Luciano afirma que acordo com sindicatos médicos está para breve



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 


  



 




 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal