principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Ribeira Grande , 16 de Março de 2018

João Ponte revela que foram investidos mais de 5 ME no contraste leiteiro nos últimos 10 anos nos Açores

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas revelou hoje que os Açores investiram, nos últimos 10 anos, mais de cinco milhões de euros no contraste leiteiro, um instrumento indispensável à boa gestão das explorações, cujos resultados são motivo de orgulho para produtores, associações e governo.

 

“O percurso feito orgulha, motiva e dá confiança para o futuro”, afirmou João Ponte, acrescentando que, além das verbas aplicadas no Contraste Leiteiro da União Europeia, é preciso somar o investimento feito pelos agricultores e associações agrícolas na melhoria das produções, na qualidade do leite produzido e na genética.

 

João Ponte, que falava na apresentação e entrega dos Livros do Contraste Leiteiro 2015/2016, organizada pela Associação Agrícola da São Miguel, considerou que este é um momento de afirmação do setor leiteiro da maior ilha do arquipélago e da excelência da sua produção leiteira.

 

“Em 10 anos, a nossa produção de leite cresceu, em termos médios, 20% e o volume de negócios das cinco principais indústrias de lacticínios dos Açores registou um crescimento de 40% no mesmo período”, salientou o titular da pasta da Agricultura, considerando que estes dados demonstram bem a importância da agricultura no tecido produtivo da Região.

 

No caso concreto da ilha de São Miguel, João Ponte adiantou que a receita bruta dos agricultores, considerando o valor médio de 2017, representou 115 milhões de euros. 

 

Ao nível das ajudas do POSEI no setor leiteiro, só na ilha de São Miguel representou 30 milhões de euros em 2017 e o volume de negócio das indústrias cerca de 260 milhões de euros, indicou o governante.

 

“São valores expressivos, que demonstram claramente a importância deste setor e, sobretudo, devem implicar-nos a todos - agricultores, associações, indústria e governo - a trabalhar de forma articulada para aumentar a rentabilidade do setor e continuar a puxá-lo para cima”, frisou João Ponte.

 

Por outro lado, o governante afirmou que há trabalho a fazer nos Açores para se conseguir reforçar a presença dos produtos lácteos açorianos em Portugal continental e, ao mesmo tempo, aproveitar os mercados já abertos pelo país a nível internacional para vender mais.

 

João Ponte recordou que Portugal continental importa atualmente 54 mil toneladas de queijo e exporta apenas 9,5 mil toneladas, sendo que os Açores produzem anualmente 31 mil toneladas de queijo.

 

“O desafio é vender melhor os nossos produtos, conquistar novos mercados para, no fundo, criarmos mais riqueza e podermos pagar melhor a toda a fileira, que vai da produção até à indústria”, afirmou João Ponte.

 

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou ainda que será aberto novo aviso no âmbito do PRORURAL+, para candidaturas a apoio de projetos piloto e desenvolvimento de novos produtos e tecnologias no setor agrícola, dado que o aviso aberto em janeiro, cujo prazo de candidaturas termina hoje, ficou deserto.

 

João Ponte reafirmou que o setor agrícola tem futuro e é apetecível, como comprovam os mais de 20 jovens que viram os seus projetos de primeira instalação aprovados nos últimos três anos.

GaCS/RM
 
Anexos:  
2018.03.16-SRAF-ContrasteLeiteiro(1).mp3 2018.03.16-SRAF-ContrasteLeiteiro(2).mp3 2018.03.16-SRAF-ContrasteLeiteiro(3).mp3   18.2358.jpg 18.2359.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal