O Secretário Regional da Educação e Cultura nomeou, por despacho publicado em Jornal Oficial, o júri do Prémio de Arquitetura “Paulo Gouveia”.
Este júri é constituído pelos arquitetos Ângelo Regojo Santos, em representação da Direção Regional da Cultura, João Mendes Ribeiro, convidado pela DRC, Manuel Fernandes Dinis, em representação da Delegação dos Açores da Ordem dos Arquitetos Portugueses, e Vanda Laurémia Meneses de Oliveira Aguiar, em representação da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores, e por Pedro Marques, em representação da Associação dos Industriais de Construção Civil e Obras Públicas dos Açores.
O Prémio Regional de Arquitetura “Paulo Gouveia” destina-se a galardoar obras de recuperação, reabilitação, reconstituição e reinterpretação cujo projeto mereça destaque por respeitar o património edificado e privilegiar a utilização de materiais endógenos, sem excluir o uso de linguagem contemporânea.
Este Prémio distingue, a cada biénio, nos anos pares, uma intervenção enquadrada num ou mais dos tipos de intervenção arquitetónica referidos, conferindo ao vencedor um valor pecuniário de 12 mil euros, sendo dois terços para o autor ou autores do projeto e um terço para o proprietário ou proprietários do imóvel.
As candidaturas a este Prémio Regional, conforme refere o despacho, decorrem até 15 de setembro.
O júri deve deliberar até 3 de outubro e a sessão pública de entrega do prémio e dos diplomas decorrerá a 24 de outubro.