principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Ponta Delgada , 19 de Maio de 2017

Investimento no Porto de Ponta Delgada é “estruturante para a dinamização” da economia, afirma Vítor Fraga

O Secretário Regional dos Transportes e Obras Públicas afirmou hoje que o investimento de 32 milhões de euros que será realizado no Porto de Ponta Delgada é “estruturante para a dinamização da economia" da ilha de São Miguel, mas também de toda a Região.

 

Vítor Fraga, que falava na apresentação do projeto do reperfilamento dos cais, repavimentação do terrapleno portuário, beneficiação das redes técnicas e dragagem da bacia do porto, salientou que “parte deste investimento já estava previsto antes dos fortes temporais que atingiram esta estrutura portuária em dezembro de 2015 e em janeiro de 2016” e que “obrigaram a avançar com a obra de reforço do manto de proteção do molhe principal do porto”, num investimento de cerca de nove milhões de euros já em curso.

 

A este investimento, acrescentou Vítor Fraga, “juntam mais cerca de 5,5 milhões de euros relativos às obras de reparação do Cais Depósito POL NATO”, empreitada cujo concurso público, da responsabilidade do Ministério da Defesa Nacional, foi publicado hoje em Diário da República.

 

O titular das pastas dos Transportes e das Obras Públicas frisou que o Porto de Ponta Delgada “receberá, assim, investimentos globais de cerca de 46,5 milhões de euros, que permitirão, não só recuperar os danos que a estrutura sofreu, mas também dotá-lo das condições necessárias para servir a economia da Região nas próximas décadas”.

 

Este investimento, frisou Vítor Fraga, “irá melhorar de forma significativa a operacionalidade e a capacidade no Porto de Ponta Delgada”, já que “será reabilitada a infraestrutura, permitindo, por exemplo, a operação de navios de contentores 'em linha' e no mesmo terrapleno, diminuindo o número de movimentações e ciclos de transporte, melhorando a produtividade e com menor desgaste para os equipamentos do porto”.

 

“Ao aumentar em 40% a área do atual terrapleno, permite-se também que, no futuro, sejam operados mais 65 mil contentores de 20” (TEUS) do que em 2007, ano em que se registou o maior movimento de sempre de mercadorias no porto”, acrescentou.

 

Com a concretização deste investimento, “não só se garante a integridade infraestrutural do cais comercial, como se potencia a sua operacionalidade pela concentração da operação de contentores, pela redução do esforço sobre o equipamento e pela mitigação de avarias”, adiantou o Secretário Regional.

 

Vítor Fraga sublinhou também que as obras projetadas integram uma das medidas destinadas a prosseguir o objetivo programático do XII Governo Regional “de otimizar a operação de transporte marítimo de mercadorias de e para os Açores e entre as diferentes ilhas do arquipélago”, sendo necessário, no entanto, “lembrar que, ao contrário do que alguns têm insistido em afirmar, esta infraestrutura não esteve ao abandono, nem caiu no esquecimento nos últimos anos”.

 

“Ao longo dos últimos 20 anos foram realizados investimentos de cerca de 93 milhões de euros, quer ao nível das infraestruturas, quer ao nível dos equipamentos, visando exatamente prosseguir e garantir a melhoria da operacionalidade, da segurança e da qualidade de serviço prestado”, afirmou.

 

O Secretário Regional salientou ainda que o investimento que o Governo dos Açores está a levar a efeito neste porto “não é caso único na Região”, dado que está a ser desenvolvido “um esforço significativo em várias ilhas para dotar os portos de melhores condições de operacionalidade e de segurança”, apontando os casos do Porto da Casa, no Corvo, do Porto das Poças, nas Flores, e do Porto das Velas, em São Jorge, que representam, no total, um investimento superior a 35 milhões de euros.

 

“Na prática, se juntarmos os 41 milhões de euros do Porto de Ponta Delgada a estes 35 milhões, estamos a falar de um investimento superior a 76 milhões de euros em curso em diversos portos da Região, que se apresenta como estruturante para o fortalecimento da economia regional como um todo, mas também como um fator de coesão territorial entre as várias parcelas do nosso território”, afirmou Vítor Fraga.

 

Para o Secretário Regional, trata-se de “investimentos que surgem na altura certa, na perspetiva de potenciar, cada vez mais, o bom clima económico que se vive na Região, cabendo ao Governo, enquanto entidade pública, criar as condições para que os privados possam tirar partido dos sinais de retoma consistentes que se têm verificado aos mais variados níveis”.

GaCS/HB
 
  Imagens Adicionais:
  17.0877.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Informação Relacionada:

Intervenção do Secretário Regional dos Transportes e Obras Públicas

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 24 de junho

Agenda do Governo Regional dos Açores para 24 e 25 de junho

Pico acolhe na próxima semana conversas sobre o passado, presente e futuro do vinho

Pesca turismo valoriza profissão de pescador, afirma Diretor Regional das Pescas

Cuidados de saúde primários devem ser a aposta dos novos enfermeiros da Região, afirma Rui Luís



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
 
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
 
 Linha Verde do Governo dos Açores - Ligue 800 207 255
Rede Prestige Azores
 
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal