principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Pico , 3 de Abril de 2018

Intervenção na pista do Aeroporto do Pico aumenta operacionalidade e condições de segurança, afirma Ana Cunha

A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas afirmou hoje que a empreitada que vai dotar a pista do Aeroporto do Pico com o sistema de 'grooving' irá aumentar de forma significativa a operacionalidade e as condições de segurança deste aeroporto.

 

Ana Cunha, que falava na cerimónia de consignação desta empreitada, presidida pelo Presidente do Governo, salientou que “com este sistema, que deverá ficar concluído em julho, o Aeroporto do Pico ficará com condições reforçadas para operar em condições meteorológicas adversas, nomeadamente ao nível do escoamento das águas superficiais”.

 

A titular da pasta dos Transportes salientou que é também por esta via que “este aeroporto ganha condições para atrair mais ligações ao exterior, cumprindo assim o objetivo principal que a todos deve nortear, que é o de garantir mais frequências, mais voos, mais ofertas, ou seja, mais passageiros e mais visitantes para o Pico”.

 

Foi este o compromisso do Governo dos Açores “e é esse mesmo que está a ter expressão prática com a assinatura da consignação desta obra”, disse.

 

Ana Cunha recordou que, “mesmo que, por vezes, a nossa memória possa ser curta, a verdade é que, no que toca às acessibilidades, o Pico, como a generalidade da Região, registou um nível de desenvolvimento sem paralelo na sua história recente”.

 

“Não haverá outra região insular e arquipelágica no mundo que tenha cinco portas de entrada e saídas diretas ao exterior, que seja dispersa entre si por mais de 600 quilómetros e que esteja quase a 1.500 quilómetros de distância do continente”, dispondo de uma companhia aérea “com uma frota renovada, que opera todos os dias largas dezenas de voos, entre todas as suas ilhas e para o exterior”, afirmou a Secretária Regional.

 

Para Ana Cunha, tendo em conta esta realidade, “não compreender a complexidade desta operação, só possível devido à competência e esforço diário dos seus colaboradores, é não perceber que o papel da SATA nos Açores é muito mais que ajustamentos de horários, de frequências ou de capacidade de carga num determinado momento”.

 

“Não há muito tempo atrás, o debate ao nível dos transportes aéreos estava sistematicamente centrado em dois temas muito concretos: como encher os aviões da SATA nas viagens entre ilhas e como reduzir os custos de passagens entre os Açores e o exterior. É, pois, com alguma satisfação, que vejo que estes dois constrangimentos foram ultrapassados com sucesso e que atualmente os desafios que enfrentamos estão colocados já ao nível da capacidade de resposta, face ao crescimento sustentado da procura que se tem registado”, sublinhou Ana Cunha.

 

Estes “são novos desafios, que derivam, em grande parte, do atual regime de acessibilidades aéreas à Região e da grande procura dos Açores como destino turístico, que obrigam a uma constante vigilância e aperfeiçoamento da operação”, mas que “também são sinal de que temos um transporte aéreo ao serviço do desenvolvimento e progresso de toda a Região”, frisou a Secretária Regional, adiantando que “se o desenvolvimento do transporte aéreo é bem notório nos Açores, basta referir que nos últimos seis meses se verificou um crescimento de 12,7% no desembarque de passageiros nos aeroportos da Região”.

 

Ana Cunha recordou também o esforço que foi feito ao nível das infraestruturas portuárias, nomeadamente ao nível do transporte de passageiros e viaturas, referindo que neste momento “estão contratados ou a decorrer investimentos que ascendem a quase 50 milhões de euros em vários portos, como são os casos de Ponta Delgada, das Velas e do Corvo”, entre outros.

 

Além desses investimentos, Ana Cunha anunciou que “dentro de muito em breve vão arrancar também as obras de reparação do Porto da Madalena, danificados pelos temporais de fevereiro de 2017, um investimento superior a 4,4 milhões de euros”, sendo que já decorrem os trabalhos de montagem do estaleiro, prevendo-se que, antes do verão, “esteja já em velocidade de cruzeiro a frente da obra marítima”.

 

Para a Secretária Regional, a “revolução tranquila” operada nas últimas duas décadas e onde foram investidos cerca de 400 milhões de euros nos portos dos Açores, “ainda necessita de ser completada em determinadas ilhas”, como é o caso do Pico, onde a decisão política, já tomada, de construir um terminal de passageiros em São Roque, “naturalmente continua de pé”.

 

“Tomada a decisão política de avançar, cabe à componente técnica encontrar a solução que, dentro da racionalidade de investimento, possa melhor servir São Roque, o Pico e o Grupo Central do arquipélago”, disse Ana Cunha, frisando que “este não é um capricho do Governo, esta é sim a nossa obrigação e o nosso dever, desde logo para com os Picoenses, no sentido de dotar esta ilha de uma estrutura assente na melhor solução técnica possível”.

 

A Secretária Regional adiantou que “é exatamente nesse sentido que foram dadas orientações para a realização de um estudo técnico comparativo entre as duas localizações, Porto e Baía de São Roque, para que não reste a mínima dúvida sobre qual o local que deve receber este investimento estruturante, e que será sempre muito significativo”.

GaCS/HB
 
Anexos:  
2018.04.03-SRTOP-GroovingAeroportoPico.MP3   18.2459.jpg 18.2460.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal