principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Horta , 7 de Novembro de 2019

Intensificação da ação na Europa e na Diáspora marcam a ação do Governo em 2020, considera Rui Bettencourt

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas considerou hoje, na Horta, que o ano de 2020 ficará marcado pela “intensificação” da ação na Europa e na Diáspora.

 

“O ano de 2020 vai ser um ano de enorme intensificação em relação a essas duas frentes, em relação aos Açorianos no mundo e em relação às questões europeias, portanto será um ano particularmente importante nesta afirmação dos Açores e na defesa dos Açores na Europa e no mundo”, afirmou Rui Bettencourt, em declarações no final de uma audição na Comissão de Política Geral da Assembleia Legislativa.

 

O governante frisou que se trata de “agir com maior intensidade” quer em relação ao Parlamento Europeu e às quatro comissões parlamentares que têm a ver com os Açores, nomeadamente Desenvolvimento Regional, Agricultura, Pescas e Orçamento, mas também em relação à Comissão Europeia, que inicia “um novo ciclo institucional” numa altura em que se define o Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027.

 

Para o titular da pasta das Relações Externas, a posição dos Açores é “muitíssimo clara”, reiterando que são contra os cortes nos fundos e a redução da taxa de cofinanciamento, “que exigiria um esforço acrescido dos Açores”, salientou o Secretário Regional.

 

Rui Bettencourt recordou a “estratégia” que o Governo dos Açores desenvolveu desde o início, envolvendo a sociedade açoriana numa “posição de conjunto” que “reforçou” a posição do Executivo açoriano, mas também estabelecendo contactos a diversos níveis junto das instituições europeias.

 

“Estamos muito contentes em ter tido essa estratégia de combate desde o início e também na estratégia de implicação das forças vivas politicas e sociais porque a nossa posição nos Açores em relação ao quadro financeiro teve não só uma discussão política nesta casa, a Assembleia Legislativa, mas também um debate social em que implicamos as forças da sociedade açoriana para debater que futuro queremos nós", afirmou.

 

“O que apresentamos ao Parlamento Europeu e ao seu Presidente, a vários Comissários europeus da Comissão cessante - e assim faremos com a nova Comissão -, foi uma estratégia para o futuro dos Açores com implicação politica e social, com a sociedade açoriana e com a sociedade politica dos Açores, e com o Governo dos Açores a liderar”, acrescentou o Secretário Regional sublinhando que “sendo feito assim tem outra força”.

 

Rui Bettencourt adiantou que as respostas que têm sido obtidas vão no sentido do que se pretende, de não haver diminuição dos fundos comunitários, quer para as questões da Política Agrícola Comum, quer para a Politica de Coesão, quer para o POSEI, em particular.

 

“Vai no sentido daquilo que queremos e também dá razão à nossa estratégia, que é haver uma grande implicação do Parlamento açoriano também nas questões externas”, frisou.

 

Rui Bettencourt manifestou otimismo em relação à posição da próxima Comissão Europeia e também em relação à posição do Parlamento Europeu no que diz respeito aos fundos e às taxas de cofinanciamento, tendo em conta “a perceção e a compreensão da situação açoriana” que tem existido nos diversos contactos efetuados “para que a posição dos Açores vingue”.

 

Por outro lado e no que diz respeito à Diáspora, salientou também a intensificação nessa área, onde considerou que foi dado “um salto gigantesco” no relacionamento com os Açorianos no mundo com a criação do Conselho da Diáspora Açoriana, “que permite um maior reconhecimento e valorização e também uma maior aproximação em relação a todos os Açorianos no mundo”.

GaCS/SN
 
Anexos:  
2019.11.07-SRAPRE-PlanoOrçamento2020(1).mp3 2019.11.07-SRAPRE-PlanoOrçamento2020(2).mp3 2019.11.07-SRAPRE-PlanoOrçamento2020(3).mp3 2019.11.07-SRAPRE-PlanoOrçamento2020(4).mp3   19.6746.jpg 19.6747.jpeg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 13 e 14 de novembro

Governo dos Açores satisfeito com garantia de período de transição entre quadros comunitários, mas contra corte na dotação do POSEI para 2021

Serviço Regional de Saúde aumenta atividade cirúrgica

Museu de Angra do Heroísmo promove ateliê familiar "Quando a Tinta não Vinha em Tubos"

Direção Regional dos Assuntos do Mar divulga vencedores do Prémio Artes Entre Mares 2019



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 


 

 

  

 
 


 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
 Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal