principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Ponta Delgada , 20 de Novembro de 2019

Gui Menezes defende necessidade de maior diferenciação de políticas e financiamentos para pescas e investigação do Mar dos Açores

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou hoje, em Ponta Delgada, que a visita do Eurodeputado Manuel Pizarro “é uma oportunidade para conhecer a realidade das pescas nos Açores, de uma forma mais próxima”, nomeadamente “as suas potencialidades, mas também os seus constrangimentos”.

 

“Somos sempre poucos para defender determinadas causas”, afirmou Gui Menezes, acrescentando que a visita ao arquipélago do eurodeputado, que é membro efetivo da Comissão das Pescas, “ajudá-lo-á a defender, em colaboração com o Governo Regional, os interesses da Região [em Bruxelas]”.

 

Gui Menezes falava aos jornalistas no final de uma reunião com o Eurodeputado socialista Manuel Pizarro, que iniciou hoje, em São Miguel, o 'Roteiro para as Pescas', que visa a realização de um levantamento da realidade do setor em todo o país.

 

O governante referiu que, durante o encontro, o financiamento comunitário para as áreas das Pescas e da Ciência, bem como os modelos de gestão no âmbito da Política Comum de Pescas foram alguns dos temas abordados.

 

“A última proposta do próximo quadro comunitário de apoio é uma boa proposta porque mantém o financiamento no período 2021-2027 para os Açores”, disse, frisando, contudo, que “há pontos que gostaríamos que fossem melhorados”.

 

O Secretário Regional apontou, como exemplo, “questões relacionadas com Totais Admissíveis de Captura (TAC) e quotas para algumas espécies”, defendendo “a discriminação positiva na distribuição de algumas quotas [atribuídas aos Açores], tendo em conta o caráter artesanal e mais sustentável da nossa pesca”.

 

“De uma vez por todas, isto tem de ser diferenciado na Política Comum de Pescas”, sublinhou, defendendo ainda a necessidade de haver mais financiamento para a investigação ligada ao mar.

 

“Somos uma das maiores regiões marítimas da Europa, o mar que nos rodeia é um dos maiores da Europa e, para conhecermos este mar e também para corresponder às nossas responsabilidades perante várias diretivas comunitárias, como a Rede Natura 2000 e a Diretiva Quadro Estratégia Marinha, em que temos responsabilidade de monitorizar uma série de parâmetros e produzirmos uma série de indicadores ao longo do tempo, temos de ter alguma diferenciação nos apoios para a investigação no domínio dos oceanos”, disse Gui Menezes.

GaCS/GM
 
Anexos:  
2019.11.20-SRMCT-ReuniaoEurodeputado(1).mp3 2019.11.20-SRMCT-ReuniaoEurodeputado(2).mp3 2019.11.20-SRMCT-ReuniaoEurodeputado(3).mp3   19.6871.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 12 e 13 de dezembro

Certificação do Matadouro do Faial pela norma da segurança alimentar é mais um contributo para a valorização da carne dos Açores, afirma João Ponte

Projeto Hexagone reforça dinâmicas de cooperação territorial até 2022, afirma Diretora Regional dos Assuntos Europeus

Miradouros na Graciosa com investimento em curso de cerca de 250 mil euros

Andreia Cardoso afirma que é na família que está "o cerne da garantia dos direitos e da proteção das crianças”



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 


 

 

  

 
 


 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal