principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Santa Cruz da Graciosa , 8 de Agosto de 2019

Grupos de Ação Local da Pesca dos Açores receberam 50 candidaturas para projetos que dinamizem comunidades piscatórias

O Diretor Regional das Pescas afirmou, em Santa Cruz da Graciosa, que a atividade da pesca “enfrenta, desde há vários anos, desafios fundamentais para o seu futuro”, nomeadamente a revolução tecnológica e a economia azul, bem como as novas exigências no consumo e as novas oportunidades de mercados de valor acrescentado.

 

Luís Rodrigues ressalvou, no entanto, que a sustentabilidade na exploração dos recursos e dos ecossistemas marinhos "está, obviamente, no centro desses desafios”.

 

O Diretor Regional falava quarta-feira no I Festival do Peixe Seco, uma iniciativa da GRATER-Mar, um dos três Grupos de Ação Local para a Pesca (GAL-Pesca) criados nos Açores, em parceria com a Associação de Pescadores Graciosenses.

 

Luís Rodrigues afirmou que, “com uma estreita ligação ao tecido social, económico e institucional nas ilhas, os GAL-Pesca têm como objetivo desenvolver, diversificar e promover a competitividade da economia e a melhoria das condições de vida das comunidades costeiras, particularmente das comunidades piscatórias”.

 

O Governo dos Açores promoveu a implementação de Medidas de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), que se consubstanciou na construção dos GAL-Pesca que participam na avaliação e decisão sobre projetos aprovados para cada um dos três territórios (Corvo, Flores, São Jorge, Pico e Faial; Graciosa e Terceira; Santa Maria e São Miguel).

 

Neste sentido, o Diretor Regional destacou o facto de terem sido efetuadas cinco dezenas de candidaturas aos primeiros avisos abertos no âmbito das medidas de Desenvolvimento Local de Base Comunitária, que correspondem a um valor de investimento de cerca de dois milhões de euros.

 

“Queremos diversificar e dinamizar as economias locais costeiras, através do empreendedorismo, da promoção do emprego sustentável e qualificado, da revitalização dos mercados locais, da integração e da inovação social”, afirmou.

 

Segundo Luís Rodrigues, prevê-se que, no âmbito das medidas DLBC, sejam criadas nos Açores “mais de 15 empresas e cerca de 40 postos de trabalho”.

 

No âmbito da promoção das medidas DLBC nos Açores, o Diretor Regional lembrou a organização do I Fórum Internacional Socioeconómico, que trouxe ao arquipélago vários GAL-Pesca de dezenas de países e regiões da Europa que apresentaram dezenas de projetos desenvolvidos com sucesso e passiveis de serem aplicados nos Açores.

 

O I Festival de Peixe Seco da Graciosa juntou vários atores da fileira da pesca com objetivo de promover um dos produtos mais emblemáticos desta ilha.

 

Para o Diretor Regional, “é um bom exemplo no que respeita à promoção da valorização dos produtos da pesca, mas também uma iniciativa de cariz formativo, que promove a reflexão e o debate”.

 

Este festival, segundo Luís Rodrigues, vai ao encontro da iniciativa 'Pesca na Ilha', criada em 2018 pela Direção Regional das Pescas e que tem como objetivo ligar um produto da pesca à identidade de cada ilha do arquipélago, através da organização de pequenos fóruns de discussão, envolvendo a investigação, a gestão, a produção e a restauração.

GaCS/GM
 
 
  19.5990.jpg 19.5991.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Investimento de 3ME na requalificação e construção de equipamentos na aérea da infância e juventude, afirma Andreia Cardoso

Agenda do Governo Regional dos Açores para 18 e 19 de janeiro

Museu do Pico acolhe exibição do filme "O Homem do Vento Norte"

Museu da Horta promove oficina "Objetos que marcam o tempo"

Teresa Machado Luciano afirma que acordo com sindicatos médicos está para breve



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 


  



 




 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal