principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Horta , 15 de Julho de 2019

Governo dos Açores promove nova certificação de atum para mercados de alto valor

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia destacou hoje, na Horta, o trabalho que tem vindo a ser feito pelo Governo dos Açores, em parceria com a Associação de Produtores de Atum e Similares dos Açores (APASA) e a Federação das Pescas dos Açores, no âmbito de uma estratégia para valorizar o atum capturado em águas açorianas.

 

Gui Menezes falava aos jornalistas à margem de uma reunião com representantes do departamento de pescas e aquacultura da associação alemã Naturland, entidade responsável pela certificação de produtos comercializados em mercados de alto valor.

 

“O objetivo desta certificação é conseguirmos mais valias para a pescaria do atum”, declarou o Secretário Regional, realçando que esta ação “faz parte dos esforços” do Executivo açoriano, no âmbito do Plano para a Valorização do Atum.

 

“Temos falado com vários ‘players’ que estão no mercado e temos feito formações junto de armadores e pescadores para a valorização do atum patudo”, salientou, recordando “uma série de diligências” efetuadas para que, de facto, “o atum tenha o valor que merece, atendendo àquilo que são as nossas práticas”.

 

O Secretário Regional frisou que, na Região, são utilizadas técnicas sustentáveis de pesca, como a arte de salto e vara, defendendo, que este é um fator que se deve constituir como “uma mais valia” para os armadores e para a indústria conserveira.

 

Gui Menezes lembrou que o percurso de certificação da pescaria do atum nos Açores começou, em 1998, com as certificações ‘Dolphin Safe’ e ‘Friend Of the Sea’, que serão agora reforçadas.

 

“Estamos convencidos de que temos todas as condições para mais esta certificação, sem necessitarmos de grandes alterações, porque as práticas que a Naturland defende, as práticas de pesca sustentável, são aquelas que nós utilizamos”, disse.

 

Neste sentido, o titular da pasta das pescas defendeu que a Região “tem todas as condições para entrar em mercados mais exigentes, do ponto de vista da sustentabilidade e da ecologia e da defesa dos oceanos”.

 

O Secretário Regional adiantou que a obtenção da certificação da Naturland ainda deverá demorar “alguns meses”, salientando, no entanto, que algumas conserveiras regionais já trabalham com a distribuidora internacional Fish4ever, que tem critérios de sustentabilidade semelhantes.

 

Gui Menezes defendeu a importância de promover “a notoriedade e a boa imagem” das conservas e do peixe açorianos, bem como as práticas sustentáveis de captura do atum.

 

A Naturland, uma das maiores associações de produção biológica e sustentável no mercado germânico e que se estende a mais de 40 países, está a realizar uma visita de trabalho à Região, estando previstas visitas a conserveiras e a atuneiros, com o objetivo de certificar o atum capturado nos Açores e de promover a sua exportação para os mercados alemão, suíço e austríaco.

 

Refira-se que, em 2018, a pesca de tunídeos rendeu na primeira venda em lota na Região 12,1 milhões de euros.

 

Na reunião que decorreu esta tarde, na Horta, participaram também representantes da APASA, da Federação das Pescas dos Açores, da International Pole & Line Foundation (IPNLF), da Associação “Pão do Mar”, do Programa de Observação para as Pescas dos Açores (POPA) e do Observatório do Mar dos Açores.

GaCS/GM
 
Anexos:  
2019.07.15-SRMCT-CertificacaoAtumMercadoAltoValor.mp3 2019.07.15-SRMCT-CertificacaoMaisValias.mp3 2019.07.15-SRMCT-CertificacoesAtum.mp3 2019.07.15-SRMCT-PercursoValorizacaoAtum.mp3   19.5867.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção na estrada regional em São Roque, em Ponta Delgada, beneficia peões e automobilistas, salienta Diretor Regional

Governo dos Açores investe 561 mil euros na beneficiação de caminho rural nas Sete Cidades

Agenda do Governo Regional dos Açores para 21 de agosto

Esclarecimento do Governo dos Açores

Programa Jovem Agricultor visa garantir a sustentabilidade futura da agricultura nos Açores, afirma João Ponte



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 

 

 

  



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal