principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Nordeste , 19 de Agosto de 2019

Governo dos Açores promove coesão regional ao investir na modernização das infraestruturas agrícolas em todas as ilhas, afirma João Ponte

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou hoje, no Nordeste, em São Miguel, que o Governo dos Açores promove a coesão regional ao investir na modernização das infraestruturas agrícolas em todo o arquipélago.

 

João Ponte, que falava na assinatura da consignação da construção do sistema de abastecimento de água agrícola de São Pedro Nordestinho, destacou o simbolismo do ato, por aquilo que ele representa.

 

“Com este investimento o Governo Regional comprova que também está a investir nas localidades mais afastadas e não apenas nas grandes bacias leiteiras", salientou, acrescentando que "esta obra corresponde ao cumprir de um compromisso assumido com os agricultores, com a Junta de Freguesia e com a Câmara Municipal do Nordeste”.

 

A construção do sistema de abastecimento de água agrícola de São Pedro Nordestinho, no Perímetro de Ordenamento Agrário do Nordeste, representa um investimento de 165 mil euros, que vai permitir reforçar em 860 metros cúbicos a água disponibilizada para o setor agrícola, numa freguesia que dispõe atualmente de 200 metros cúbicos de água.

 

Com esta obra serão beneficiadas mais de três dezenas de explorações, numa área de 350 hectares, facilitando a vida diária dos agricultores e contribuindo para uma melhor rendibilidade e qualidade do produto agrícola.

 

Para João Ponte, este tipo de investimento é de extrema importância para os agricultores, porque, atualmente, é impensável desenvolver uma agricultura de qualidade e de sucesso sem ter infraestruturas adequadas como caminhos e abastecimento de água e de eletricidade nas explorações.

 

“Com este investimento que a IROA irá agora concretizar, a vida dos agricultores ficará mais facilitada, haverá melhores condições de trabalho, o que permitirá reduzir custos de produção e melhorar a rentabilidade das explorações agrícolas”, afirmou o governante, lembrando que, numa época em que existe grande pressão sobre o preço do leite, a redução de custos é essencial para o aumento da competitividade das explorações.

 

João Ponte considerou que o concelho do Nordeste é um bom exemplo do trabalho que está a ser feito na melhoria das infraestruturas e que pode ainda ser aperfeiçoado, tanto em termos das acessibilidades, bem como ao nível da manutenção e da remodelação, revelando que, ainda este ano, vai avançar a obra de remodelação do caminho florestal da Pedreira.

 

Numa fase em que está a ser preparado o Plano de Investimentos para 2020, João Ponte garantiu que o conjunto de solicitações relativas a infraestruturas agrícolas que têm vindo a ser feitas quer pelos agricultores, quer pelas suas organizações representativas, será tido em conta na definição das prioridades para as próximas intervenções.

 

“O Nordeste não ficará esquecido. Existe um conjunto de requalificações ao nível das acessibilidades que vão avançar no próximo ano”, afirmou João Ponte, apontando como exemplos os caminhos florestais da Achadinha, Grotas, Areeiro, Lomba do Rei e Feteira Pequena, que representam um investimento de meio milhão de euros, com uma extensão de 7,2 quilómetros.

 

O Secretário Regional frisou, no entanto, que a responsabilidade pela manutenção e pela melhoria quer dos caminhos, quer do abastecimento de água, não é uma responsabilidade exclusiva do Governo dos Açores, salientando que os municípios também têm responsabilidades.

 

“Não se pode olhar hoje para a agricultura e pensar que todos os caminhos de acesso às explorações agrícolas integram a rede regional, porque isso não corresponde à realidade. Por outro lado, ao nível do abastecimento de água, em muitas situações são os municípios que detêm as fontes de abastecimento”, referiu João Ponte, acrescentando que as autarquias têm hoje o desafio de também apoiar o desenvolvimento do setor agrícola, pela importância económica que tem na geração de riqueza e de emprego, e por ser este o setor que mais contribuiu para a fixação de pessoas no seu território.

GaCS/RM
 
Anexos:  
2019.08.19-SRAF-Nordeste(1).mp3 2019.08.19-SRAF-Nordeste(2).mp3 2019.08.19-SRAF-Nordeste(3).mp3   19.6024.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Turismo na Terceira vai crescer já esta época baixa, afirma Sérgio Ávila

Agenda do Governo Regional dos Açores para 22 e 23 de setembro

Governo dos Açores está a intensificar política de sustentabilidade para o mar, afirma Diretor Regional

Orçamento Participativo dos Açores tem promovido nos jovens maior envolvimento com a sociedade, afirma Diretor Regional

Parceria internacional promove eficiência energética nos setores secundário e terciário



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 



 

 

  



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal