principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Ponta Delgada , 20 de Setembro de 2018

Governo dos Açores desafia universidade e empresas a iniciarem criação de ‘clusters’

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia lançou um desafio à Universidade dos Açores e ao setor empresarial para se “organizarem no sentido de desenvolver a criação de ‘clusters’ nas áreas da Estratégia de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente dos Açores, a RIS3”, nomeadamente Mar e Pescas, Agricultura, Pecuária e Agroindústria e Turismo.

 

Bruno Pacheco, que falava, em Ponta Delgada, na abertura do workshop ‘Clustering’, promovido pela Câmara de Comércio e Indústria dos Açores, salientou que a grande forma de “criar valor acrescentado” nas três áreas da RIS3 passa, precisamente, por “associar a dinâmica do setor empresarial ao conhecimento de base científica ancorado à Universidade dos Açores”.

 

A criação de 'clusters', ou seja, de grupos de agentes económicos dos mesmos setores, “é fundamental para o desenvolvimento dos Açores”, defendeu.

 

O Diretor Regional, na sua intervenção, reforçou que, no âmbito desta dinâmica, o Governo dos Açores “está disponível para, juntamente com as entidades gestoras dos futuros ‘clusters’, definir mecanismos para o seu desenvolvimento e aproveitar o ‘know how’ para melhorar as políticas públicas” nestas matérias.

 

Para Bruno Pacheco, “a própria implementação da RIS3 Açores não estará completa sem a criação de ‘clusters’”, salientando que são eles que vão permitir, por um lado, “um exercício de reflexão crítica sobre a própria estratégia e, por outro, apontar outros caminhos quer para a RIS3, quer para outras políticas”.

 

O Diretor Regional defendeu ainda que “a promoção da cultura de parcerias entre os setores público e privado contribui para a consolidação dos processos de internacionalização, como o que acontece no âmbito da região da Macaronésia”.

 

“É necessário que haja colaboração para que haja uma maior penetração das empresas dos Açores noutros mercados”, disse.

 

Bruno Pacheco assegurou que “os Açores já reúnem as condições para que possam surgir, num curto espaço de tempo, os 'clusters' associados às áreas da RIS3”, frisando que, “neste momento, decorrem um conjunto de projetos que, de forma direta e indireta, concorrem para este objetivo”, nomeadamente os projetos AZTourism, SmartBlue ou o RIS3NET.

 

Neste sentido, defendeu que, existindo já na Região os estudos e projetos para a produção de ferramentas para a criação de ‘clusters’, “cabe agora à sociedade açoriana, nomeadamente empresas, câmaras do comércio e indústria, Universidade dos Açores e entidades do setor cooperativo, “alavancar o surgimento de ‘clusters’”.

 

O workshop ‘Clustering’, que decorreu no âmbito de um projeto com o mesmo nome, financiado pelo PCT MAC, e que abrange Açores, Madeira e Canárias, teve como objetivo incentivar a constituição e o desenvolvimento de ‘clusters’ nas regiões da Macaronésia, bem como promover o aparecimento de novos ‘players’ na economia açoriana.

 

O projeto ‘Clustering’ enquadra-se na RIS3 e tem como principal objetivo melhorar a cooperação entre ‘clusters’ e a internacionalização e inovação das pequenas e médias empresas sediadas na Macaronésia.

 

No âmbito deste projeto, a Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada escolheu a produção de ananás e o turismo no Vale das Furnas como áreas de oportunidade para desenvolver e implementar políticas de ‘clusterização’ que agreguem os atuais agentes económicos, fomentem a cooperação entre empresas e incentivem uma maior proximidade entre os centros de conhecimento e o setor empresarial.

GaCS/GM
 
 
 
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Governo dos Açores vai apoiar prejuízos em 25 hectares de produção de próteas

Abastecimento à ilha das Flores vai contar com segunda viagem semanal a partir de meados de novembro

Açores recebem Torneio Nacional de Futebol de Rua

Governo dos Açores está do lado dos investigadores, afirma Gui Menezes

Carreira científica regional não resolve problema da precariedade, afirma Gui Menezes



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 


 

 

  

 
 


 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
 Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal