principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Corvo , 8 de Novembro de 2017

Governo dos Açores colabora com Câmara Municipal do Corvo para requalificação do Porto Novo

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou hoje, no Corvo, que o Governo dos Açores "tem trabalhado, e vai continuar a trabalhar, com os municípios da Região, num esforço conjunto para a requalificação do litoral, sobretudo das zonas costeiras vulneráveis”.

 

Gui Menezes falava à margem da assinatura do contrato ARAAL entre o Executivo açoriano e a Câmara Municipal do Corvo para a empreitada de reabilitação do Porto Novo, no âmbito da visita estatutária, cerimónia que contou também com a presença do Vice-Presidente do Governo, Sérgio Ávila.

 

O Secretário Regional afirmou que a proteção e a requalificação da orla costeira representa “um enorme desafio” a que o Governo dos Açores “quer dar resposta”.

 

Gui Menezes defendeu a necessidade de se estabelecer “um equilíbrio entre a proteção da orla costeira e a manutenção da paisagem, que é um dos principais ativos" das ilhas açorianas, destacando o empenho do Executivo “em proteger e valorizar o património histórico e natural costeiro e marítimo”.

 

Nesse sentido, salientou a importância de serem protegidos “bens relevantes para o turismo cultural e para a preservação da cultura marítima açoriana, minimizando, ao mesmo tempo, os efeitos do processo natural de erosão nas zonas costeiras”.

 

A obra de requalificação do Porto Novo pretende, segundo Gui Menezes, “criar condições para a prática de atividades lúdicas em condições de segurança, preservando o seu valor histórico e cultural, sem, no entanto, sacrificar esta bonita paisagem”.

 

A empreitada prevê, assim, reabilitar a rampa de acesso ao porto, que tem uma calçada antiga que está parcialmente destruída, consolidar a muralha do cais, que ao longo dos anos tem sofrido erosão do mar, e ainda recuperar a plataforma de acesso ao mar e ao molhe.

 

Com um investimento total de cerca de 130 mil euros, a obra tem um prazo de execução de cerca de 120 dias e integra-se no projeto de reabilitação da zona dos moinhos de vento, onde se insere também a Casa do Bote.

 

Gui Menezes, que visitou o Porto Novo, destacou também a sua importância na história da baleação do Corvo, acrescentando que se insere num local “de grande interesse turístico, perto dos moinhos de vento”.

 

Para além da obra do Porto do Novo, o Governo dos Açores celebrou no ano passado dois contratos ARAAL para a realização de obras de proteção costeira nas ilhas Terceira e São Miguel, nomeadamente a obra de proteção e estabilização da zona do Fanal, em Angra do Heroísmo, e de proteção marginal da avenida Vasco Silveira, em Vila Franca do Campo.

GaCS/GM
 
Anexos:  
2017.11.08-SRMCT-ContratoARAALPortoNovo.mp3 2017.11.08-SRMCT-ProtecaoCosteira.mp3   17.1728.JPG
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal