principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

São Roque do Pico , 18 de Janeiro de 2019

Governo dos Açores avança de imediato para a construção do Terminal de Passageiros em São Roque do Pico

A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas anunciou hoje que o Governo dos Açores vai avançar de imediato com a construção do Terminal de Passageiros no Porto Comercial de São Roque do Pico.

 

Ana Cunha adiantou que “o projeto já está em desenvolvimento”, prevendo-se “lançar o procedimento necessário para a empreitada de construção ainda neste ano”.

 

A Secretária Regional, que falava no final de uma reunião com o Presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico e o Presidente do Conselho de Administração da Portos dos Açores, frisou que esta obra permitirá avançar “com a melhoria das condições existentes ao nível de acessibilidades, nomeadamente estacionamentos, com ordenamento da zona envolvente, melhorando as condições, à semelhança do que tem sido feito pela Região, para o transporte regular de passageiros”.

 

Ana Cunha anunciou ainda que o Governo decidiu também “avançar com o projeto de execução para o aumento do cais acostável e do molhe de proteção” daquela infraestrutura portuária, por forma a “permitir a operação em simultâneo dos navios de transporte regular de passageiros e de todos os que fazem a atividade comercial neste porto, ou seja, eliminando aquele que era um constrangimento e melhorando a operação, com boas condições de abrigo, com boa folga e permitindo essa operação em simultâneo”.

 

A estimativa inicial de investimento global é de 30 milhões de euros.

 

Paralelamente, Ana Cunha revelou também que “foram dadas instruções à Portos dos Açores" para que faça o estudo do ordenamento do cais, avaliando “todas as potencialidades deste porto”, como, por exemplo, “o estudo da possibilidade de desenvolvimento de um núcleo de recreio náutico".

 

A Secretária Regional referiu que está a ser desenvolvido o projeto de execução, “para que depois se concretize a empreitada de aumento do cais acostável e de reforço do molhe de proteção”, sendo que “o aumento do molhe permitirá um cais acostável na ordem dos 300 metros”.

 

Para Ana Cunha, “a solução encontrada permite - e essa é a grande mais valia - a simultaneidade da operação de transporte regular de passageiros com a atividade comercial do porto, em boas condições de abrigo, com grande folga para a sua manobra e em segurança e, portanto, esta solução é também, desse ponto de vista, a mais adequada, tecnicamente".

 

A Secretária Regional salientou que, após os diversos estudos desenvolvidos, devido à enorme complexidade de uma obra desta natureza, chegou-se à conclusão que a opção de implementação destas infraestruturas na baía do atual porto comercial seria a mais acertada, já que a segunda opção, que apontava para a sua construção na baía de São Roque, “implicaria replicar tudo o que são as infraestruturas existentes numa zona relativamente perto, é verdade, mas implicaria novas acessibilidades, em termos de estradas, novas infraestruturas, ou seja, teríamos de replicar toda uma operação portuária que já existe aqui”.

GaCS/HB
 
Anexos:  
2019.01.18-SRTOP-TerminalSãoRoquePico(1).mp3 2019.01.18-SRTOP-TerminalSãoRoquePico(2).mp3 2019.01.18-SRTOP-TerminalSãoRoquePico(3).mp3   19.4331.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 20 e 21 de abril

Projetos de Investigação&Desenvolvimento em contexto empresarial nos Açores representam investimento de 2 ME

Agenda do Governo Regional dos Açores para 19 e 20 de abril

Açores são a região do país com mais projetos aprovados no âmbito do Mar2020

Açores e Madeira com 70 toneladas de quota de rabilho para 2019



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 

 

 

Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal