principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Ponta Delgada , 16 de Julho de 2020

Governo dos Açores aumenta incentivos a fundo perdido aos investimentos no setor do turismo

O Governo dos Açores, através da Vice-Presidência, decidiu aumentar em 10% a comparticipação, a fundo perdido, dos investimentos privados executados no âmbito do COMPETIR +, no setor do turismo, com o objetivo de apoiar fortemente na aceleração da dinamização económica na Região.

 

Com esta medida, o Executivo atribui uma majoração de 10% na taxa de incentivo, não reembolsável, à execução dos investimentos privados cuja despesa seja concretizada entre 1 de abril e 31 de dezembro de 2020, nas atividades ligadas ao turismo, como a hotelaria, o alojamento, a restauração e a animação turística, desde que os pedidos de pagamento das referidas despesas sejam apresentados até 31 de janeiro de 2021.

 

Trata-se de um incentivo extra às empresas ligadas ao setor do turismo com projetos em curso, aprovados ou a aprovar pelos subsistemas do COMPETIR+, nomeadamente o Fomento da Base Económica de Exportação e o Empreendedorismo Qualificado e Criativo, para que seja reforçado o apoio aos investidores que mantenham a execução dos projetos de investimento inicialmente previstos ou iniciem novos investimentos nestes setores.

 

Através desta majoração, o Governo dos Açores criou um mecanismo para que as empresas correlacionadas com a atividade turística possam desenvolver e potenciar os seus investimentos, consciente que o setor foi mais afetado pelas medidas de restrição tomadas em resposta à pandemia de COVID-19.

 

Esta alteração ao Sistema de Incentivos para a Competitividade Empresarial, COMPETIR+, o principal instrumento da política de incentivos ao investimento privado na Região, surge no âmbito da estratégia de incremento da retoma progressiva da atividade económica nos Açores.

 

Para além de estimular o aumento do investimento privado neste período da atual conjuntura, esta ação do Executivo promove o reforço de uma medida de apoio à manutenção do emprego e aos incentivos à economia na Região.

 

Deste modo, o Governo dos Açores procura dar mais um estímulo de forma rápida e precisa aos desafios que vão surgindo decorrentes da retoma progressiva da atividade económica, adotando mecanismos conducentes à transferência de mais apoios para o tecido económico regional.

 

Esta alteração do Decreto Regulamentar Regional que enquadra o Sistema de Incentivo COMPETIR+ foi aprovada em Conselho de Governo e remetida para promulgação e publicação para o Gabinete do Representante da República para os Açores, abrangendo todos os investimentos nestes sectores realizados a partir de 1 de abril.

 

Para mais informações deve ser consultada a Direção Regional do Apoio ao Investimento e à Competitividade (DRAIC) através do email draic@azores.gov.pt ou do telefone 296 309 100.

GaCS/SB
 
 
 
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 9 e 10 de agosto

Comunicado da Autoridade de Saúde Regional

Governo dos Açores aposta na proximidade e cooperação com empresas regionais em matéria de energia

Novo pacote de medidas de apoio ao Turismo apresentado nos próximos dias, anuncia Vasco Cordeiro

Governo Regional convida Açorianos a participar na Agenda para relançamento social e económico dos Açores



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal