principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Ponta Delgada , 7 de Dezembro de 2017

Governo dos Açores assina protocolo com a Kairós para incentivar e desenvolver produção e consumo de produtos biológicos

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas assinou hoje um protocolo de cooperação com a Cooperativa de Incubação de Iniciativas de Economia Solidária – Kairós para promover, defender e valorizar a produção e o consumo de produtos biológicos na ilha de São Miguel.

 

“Promover e incentivar a produção em modo biológico é fundamental e iniciativas como esta contribuem, seguramente, para este objetivo”, afirmou João Ponte, em Ponta Delgada, no final de uma visita à Quinta do Priôlo, um projeto daquela cooperativa, onde decorreu a assinatura do protocolo.

 

O Secretário Regional salientou que este protocolo permite à cooperativa desenvolver o projeto BIOKAIRÓS, uma espécie de laboratório ao ar livre dedicado à produção e promoção da agricultura biológica junto de crianças e jovens, com claras vantagens do ponto de vista ambiental e da segurança alimentar.

 

“Será importante para a afirmação da agricultura biológica na ilha de São Miguel. Estou certo que vamos ganhar etapas e este protocolo pode dar um contributo para isso”, frisou João Ponte, acrescentando que, por exemplo, na ilha Terceira, a dinâmica é diferente devido à ação da Bio-Azórica e da Biofontinhas, entre outras instituições.

 

João Ponte reafirmou que será apresentada no primeiro trimestre de 2018 a Estratégia Regional para a Agricultura Biológica, desenvolvida por um grupo de trabalho que engloba a colaboração de docentes da Universidade dos Açores e de representantes das organizações do setor.

 

“A agricultura biológica não se faz só com políticas ou palavras, mas sim ações concretas, como é o caso deste protocolo, e com a ajuda de parceiros”, afirmou, destacando o "interesse crescente" que o modo de produção biológico tem vindo a despertar nos últimos anos, muito devido aos benefícios do ponto de vista ambiental e de segurança alimentar.

 

“Temos hoje de adequar a produção às exigências do mercado e dos consumidores. Se querem produtos biológicos, temos que dar resposta. É uma produção bastante valorizada, por ser livre de químicos”, salientou o titular da pasta da Agricultura.

 

A Quinta do Priôlo, inserida em terrenos da Quinta de São Gonçalo, propriedade do Governo Regional, é frequentada por mais de 2.000 crianças e jovens, entre os 3 e os 16 anos.

 

João Ponte salientou que esta quinta tem realizado, ao longo dos anos, um trabalho de “grande mérito e alcançado grandes resultados”, fruto das estratégias concertadas de educação, defesa do ambiente e promoção de processos agrícolas sustentáveis.

GaCS/RM
 
Anexos:  
2017.12.07-SRAF-KAIROS(1).mp3 2017.12.07-SRAF-KAIROS(2).mp3 2017.12.07-SRAF-KAIROS(3).mp3   17.1905.jpg 17.1906.jpg 17.1907.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 19 e 20 de dezembro

Comissário Europeu da Agricultura manifesta vontade de visitar os Açores em 2018, após convite do Secretário Regional da Agricultura

Agenda do Governo Regional dos Açores para 18 de dezembro

Agenda do Governo Regional dos Açores para 18 e 19 de dezembro

Rui Bettencourt reafirma importância e valorização do “ativo estratégico” da Diáspora



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 
 
Consulta Pública Estratégia Regional de Combate à Pobreza e à Exclusão Social 2018 – 2028
 
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
 
 
Rede Prestige Azores
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal