principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Ponta Delgada , 19 de Abril de 2017

Governo dos Açores apresenta campanha “Antes de me Discriminares, Conhece-me”

O Diretor Regional da Juventude salientou hoje, em Ponta Delgada, a importância de iniciativas que promovam a igualdade e a não discriminação como "forças motrizes para uma sociedade que se quer mais justa e inclusiva”.

 

Lúcio Rodrigues falava na apresentação da quinta edição da campanha 'Antes de me Discriminares, Conhece-me', uma iniciativa do Governo dos Açores, implementada através das direções regionais da Juventude, da Solidariedade Social e da Educação, em parceria com a Associação CIPA - Novo Dia.

 

Na sua intervenção, o Diretor Regional da Juventude destacou as valências desta campanha que, ao longo dos anos, tem contribuído para a “promoção da igualdade, a prevenção da violência doméstica e no namoro, a prevenção da gravidez na adolescência e o combate às várias discriminações, através da implementação de um conjunto de eventos e atividades direcionadas aos jovens e aos que ocupam um papel fundamental na sua formação e integração social”.

 

Lúcio Rodrigues frisou a importância de promover este tipo de iniciativas junto dos jovens, especialmente tendo em conta as “várias formas de discriminação" que têm vindo a surgir nesta faixa etária, nomeadamente o bullying e cyberbulling.

 

Nesse sentido, afirmou que esta campanha tem “vindo a fomentar, ao longo dos anos, uma crescente consciência e mudança de mentalidades e atitudes junto daqueles que podem efetivamente proporcionar e perpetuar esta mudança: os jovens e os seus educadores”.

 

Por seu lado, a Diretora Regional da Solidariedade Social, Marta Bulhões, frisou a importância da articulação entre os vários organismos do Governo dos Açores e a forma integrada como têm vindo a trabalhar, que considerou constituir um “instrumento privilegiado no contacto com as entidades e na criação de novas políticas e paradigmas socioeducativos, através das suas perspetivas multidisciplinares, o que é fundamental na sensibilização da comunidade para as questões da discriminação".

 

O Diretor Regional da Educação, José Freire, também presente nesta apresentação salientou o trabalho que decorre em cinco ilhas no âmbito do plano de promoção do sucesso escolar ProSucesso – Açores pela Educação, que “contempla a parceria com a comunidade educativa e com as associações de inclusão social, privilegiando as áreas da promoção de valores da cidadania e dos princípios da igualdade”.

 

A campanha 'Antes de me Discriminares, Conhece-me' será implementada em duas dezenas de escolas da Região, envolvendo a realização de cerca de 50 sessões em aula até ao final deste ano.

 

A aposta para 2017 centrar-se na formação de professores e de outros profissionais da educação, na elaboração de um guia de boas práticas para a Unidade Curricular de Cidadania e na concretização de um roteiro que percorrerá várias ilhas do arquipélago e que não se restringirá aos principais centros populacionais.

GaCS
 
Anexos:  
2017.04.19-DRJ-discr_conhecer.mp3 2017.04.19-DRE-discr_conhecer.mp3 2017.04.19-DRSS-discr_conhecer.mp3   17.0714
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal