principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Angra do Heroísmo , 13 de Março de 2018

Governo dos Açores apoia empregabilidade jovem através dos Centros de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil

A Secretária Regional da Solidariedade Social revelou hoje, em Angra do Heroísmo, que o Governo dos Açores, no âmbito das medidas de apoio à empregabilidade jovem, tem reforçado a capacidade dos Centros de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil (CDIJ), disponibilizando formação às equipas técnicas e procurando incluir mais parceiros na rede regional de suporte a esta resposta social.

 

Andreia Cardoso, que falava à margem de uma visita ao projeto 'As Nossas Quintas – Cultivar Vocações', desenvolvido pelo CDIJ da Cáritas da Ilha Terceira, considerou “importante" que as equipas técnicas destes centros "estejam cada vez mais e melhor preparadas para acompanhar as necessidades de inclusão dos jovens a todos os níveis”.

 

“É fundamental que a rede de suporte dos CDIJ seja o mais abrangente possível porque promover a inclusão dos jovens é quebrar ciclos de pobreza e, nesse sentido, de quantos mais instrumentos dispusermos, melhor é o resultado do nosso trabalho”, afirmou.

 

“No próximo mês de abril, iremos ratificar o protocolo, passando a integrar as direções regionais do Emprego e Qualificação Profissional, da Educação, do Desporto e da Prevenção e Combate às Dependências”, adiantou Andreia Cardoso, salientando que se trata de “uma medida que já estava prevista no Programa do Governo e que agora toma forma”.

 

Além do aprofundamento da articulação e colaboração com outros departamentos do Governo dos Açores, Andreia Cardoso destacou o investimento que tem sido feito no reforço e qualificação das equipas técnicas destes centros, nomeadamente através da formação.

 

“O Governo dos Açores promoveu, em fevereiro e já neste mês de março, ações de formação sobre a prevenção de consumos e saúde mental, que envolveram uma centena de técnicos das ilhas de São Miguel, Terceira e Faial”, revelou a Secretária Regional, para quem “a formação desempenha um papel determinante”.

 

“Além da reabilitação psicossocial dos jovens que já se encontram em situação de risco comprovado, é igualmente importante assegurar intervenções orientadas para a prevenção da exposição a situações de risco”, frisou.

 

Como exemplo, Andreia Cardoso destacou o sucesso do projeto que hoje visitou, uma iniciativa que trabalha a promoção de competências teóricas e práticas para a empregabilidade em áreas do setor primário para jovens em situação de maior vulnerabilidade social (entre os 18 e os 26 anos).

 

“É uma intervenção à qual é atribuída grande relevância na proposta de Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social, mas é também uma área em que temos observado e apoiado inúmeros projetos já com provas dadas, o que só vem fortalecer a importância de continuar a apostar nestas iniciativas”, afirmou.

 

O projeto 'As Nossas Quintas – Cultivar Vocações', que agora completa um ano, “é prova de que o CDIJ tem tido a capacidade de ir além do trabalho de estabilização, escolarização e formação dos jovens, dinamizando projetos que promovem a integração laboral desses jovens”, acrescentou.

 

“A Cáritas da Ilha Terceira é nossa parceira de longa data, trabalha connosco em várias frentes e é muito gratificante conhecer e promover as iniciativas que as instituições desenvolvem com sucesso, mas em que o principal retorno é a melhoria das condições de vida dos seus participantes”, salientou a titular da pasta da Solidariedade Social.

 

Atualmente, existem 10 Centros de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil na Região, a funcionar nas ilhas de São Miguel, Terceira e Faial.

 

Estes centros constituem uma resposta social criada especificamente nos Açores, que visa promover o desenvolvimento de ações socioeducativas junto de jovens, com idades entre os 14 e os 18 anos, em situações de risco e/ou oriundos de contextos socioeconómicos desfavorecidos e multiproblemáticos.

GaCS/SC
 
 
 
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Governo dos Açores homenageia equipa dos Bombeiros da Praia da Vitória que se sagrou Vice-Campeã do Mundo de Trauma

Direção Regional das Pescas lança campanha de sensibilização sobre lixo marinho

Agenda do Governo Regional dos Açores para 21 e 22 de novembro

Biblioteca Pública Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, realiza Dia Aberto do Arquivo sobre Digitalização

Protocolo com o IFAP para reforçar competências da Região permitirá melhorar serviços aos agricultores, afirma João Ponte



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal