principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Angra do Heroísmo , 22 de Outubro de 2019

Governo Regional e Casa dos Açores do Norte apoiam utentes em tratamento em comunidade terapêutica no continente

A Secretaria Regional da Saúde e a Casa dos Açores do Norte assinaram hoje, em Angra do Heroísmo, um protocolo de colaboração para garantir apoio aos utentes com comportamentos aditivos e dependências que sejam referenciados para internamento no Norte do país.

 

"Conhecendo as acentuadas fragilidades destes cidadãos e o isolamento em que muitos se encontram quando encaminhados para tratamento no continente, sem rede de suporte familiar e social e desenraizados das suas comunidades, o Governo Regional estreita a cooperação entre família, entidades referenciadoras e comunidades terapêuticas", salientou a Secretária Regional da Saúde.

 

O objetivo consiste em dar suporte durante a estada, mas também apoiar a preparação e o acompanhamento do processo de regresso à vida ativa e em comunidade, "sempre com o objetivo de facilitar a reinserção e prevenir a recaída", salientou Teresa Machado Luciano.

 

O Governo Regional pretende, segundo a governante, que "todos acedam de forma equitativa a diferentes modelos de intervenção e respostas, no âmbito do tratamento e reabilitação, sejam elas implementadas nos Açores ou fora da Região".

 

"É conhecido que o internamento, quando em afastamento geográfico de todas as referências do quotidiano, resulta muitas vezes no abandono do tratamento, por isso estão em implementação ações facilitadoras da adesão e da reinserção pós-tratamento e devolução à comunidade", frisou Teresa Machado Luciano, acrescentando que o objetivo é "estar presente quando todo e qualquer Açoriano precisar"..

 

Através deste protocolo, a Casa dos Açores do Norte deverá acompanhar os utentes deslocados do Serviço Regional de Saúde com problemas de comportamentos aditivos e dependências, referenciados para tratamento em regime de internamento em comunidades terapêuticas na região Norte do país.

 

No âmbito do primeiro dia da visita do Governo à ilha Terceira, a Secretária Regional da Saúde visitou também a Associação de Dadores de Sangue de Angra do Heroísmo, onde deixou um apelo à dádiva de sangue e de medula óssea, salientando que se trata de “uma forma de salvar vidas ao alcance de todos”.

 

A ilha Terceira tem cerca de 1.200 dadores de sangue, considerando a Secretária Regional que “é essencial que toda a comunidade se mobilize para a dádiva de sangue e medula óssea”.

 

No âmbito desta visita à Terceira, Teresa Machado Luciano esteve também reunida com a Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Angra do Heroísmo, onde referiu a rápida e pronta resposta aquando da passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, no início do mês de outubro, sublinhando o compromisso do Governo Regional em dotar a corporação com os meios necessários à proteção de pessoas e bens.

 

Por outro lado, numa visita à Casa Solidária Fernanda Trindade, destacou as “excelentes condições oferecidas”, num momento de “particular vulnerabilidade de utentes e suas famílias”.

 

A Casa Solidária Fernanda Trindade aloja e apoia doentes deslocados de outras ilhas para tratamento e intervenções médicas no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, dispondo de capacidade para acolhimento diário de 12 utentes, entre doentes e acompanhantes.

GaCS/SRS
 
Anexos:  
2019.10.22-SRS-ProtocoloCasaAçores(1).mp3 2019.10.22-SRS-ProtocoloCasaAçores(2).mp3   19.6543.jpg 19.6544.jpg 19.6545.JPG 19.6548.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Novo Centro de Apoio à Deficiência é “mais uma pedra na construção de uma Região solidária”, afirma Vasco Cordeiro

Secretária Regional da Energia inaugura ponto de carregamento rápido para veículos elétricos em Ponta Delgada

Acordos com sindicatos médicos reforçam eficiência na saúde, afirma Teresa Machado Luciano

Agenda do Governo Regional dos Açores para 22 e 23 de novembro

Investimento privado na Região demonstra confiança dos empresários na economia, afirma Vasco Cordeiro



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 


 

 

  

 
 


 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal