principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Horta , 12 de Setembro de 2019

Governo Regional cumpre missão fiscalizadora junto dos municípios em matéria de bem-estar de animais de companhia e errantes, assegura João Ponte

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas assegurou que o Governo dos Açores cumpre integralmente a sua missão fiscalizadora ao nível dos Centros de Recolha Oficial (CRO) e dos Canis Municipais, destacando a evolução positiva e o esforço de ajustamento verificado em algumas destas infraestruturas.

 

“Todas as ações de fiscalização levadas a cabo pelo Governo Regional nos Centros de Recolha Oficial e nos Canis Municipais têm sido cruciais para melhorar as condições de bem-estar e acolhimento de animais, aumentar o número de esterilizações e de adoções responsáveis nos Açores”, afirmou João Ponte, acrescentando que o Executivo também tem apostado num trabalho de sensibilização, com sentido pedagógico, em parceria com as associações de proteção dos animais.

 

O governante salientou que, através das ações de fiscalização que têm vindo a ser realizadas desde que foram aprovadas, em 2016, as novas medidas de controlo da população de animais de companhia e errantes, denota-se que há uma atenção e um esforço redobrado das autarquias relativamente a esta matéria.

 

João Ponte revelou que, só este ano, já foram realizados uma dezena de controlos aos Centros de Recolha Oficial de animais e Canis Municipais, abrangendo cinco das nove ilhas, tendo sido detetadas algumas não conformidades no que respeita ao cumprimento do normativo legalmente em vigor, o que dará lugar à aplicação de processos de contraordenação.

 

Em causa estão incumprimentos ao nível da falta de identificação eletrónica, vacinação e esterilização dos animais recolhidos, falhas na documentação de práticas de eutanásia e morte de animais ou lacunas nas infraestruturas compatíveis com o bem-estar animal, entre outras.

 

João Ponte referiu que importa corrigir os incumprimentos que subsistem e que colocam em causa o bem-estar animal e a saúde pública, numa sociedade que se pretende cada vez mais evoluída e respeitadora da vida animal, pelo que importa que as autarquias resolvam o quanto antes as falhas detetadas.

 

De acordo com a legislação regional em vigor, a partir de 2022 passa a ser proibido abater animais de companhia e errantes.

 

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas enalteceu também as parcerias que vários municípios nos Açores têm feito neste âmbito, contribuindo para mais rapidamente cumprirem todas as regras em vigor, apontando como exemplo o CRO de Ponta Delgada, que abrange os concelhos de Vila Franca do Campo e da Povoação, o CRO da Lagoa, que engloba o concelho do Nordeste, ou o CRO Intermunicipal da ilha Terceira, que envolve os concelhos de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória.

 

“Para o Governo dos Açores, estes são bons exemplos, que devem ser seguidos noutros concelhos e ilhas, contribuindo para reduzir custos e agilizar o cumprimento de procedimentos e normativos legais em vigor”, frisou João Ponte.

GaCS/RM
 
 
  19.5524.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Tourism Creative Factory chega aos Açores pela primeira vez

Marta Guerreiro afirma que Festival do Ananás permite potenciar e divulgar a história desta “marcante” cultura

Plano de ação para melhorar a valorização da carne dos Açores concluído até ao final do ano, revela João Ponte

Vasco Cordeiro defende envolvimento das comunidades no desígnio de garantir sustentabilidade do Mar dos Açores

Agenda do Governo Regional dos Açores para 15 de setembro



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 

 

 

  



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal