principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Horta , 15 de Janeiro de 2020

Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia captou mais de 5,7 ME para o Sistema Científico e Tecnológico dos Açores

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia revelou, na Assembleia Legislativa, na Horta, que o impacto da captação de financiamento por parte do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia para projetos na área da ciência, tecnologia e inovação, nos últimos anos corresponde a cerca de 5,7 milhões de euros no Sistema Científico e Tecnológico dos Açores.

 

Gui Menezes disse que o Fundo participa em três dezenas de programas e projetos europeus, liderando cinco desses consórcios, e destacou o seu papel enquanto “entidade facilitadora e dinamizadora do processo de internacionalização” do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores, “através do trabalho de captação de financiamento externo à Região”.

 

O Secretário Regional falava terça-feira no debate de uma proposta de alteração ao Decreto Legislativo Regional que criou o Fundo Regional da Ciência e Tecnologia, que foi aprovada.

 

Segundo Gui Menezes, pretende-se com esta iniciativa “definir as regras de organização e de funcionamento” deste organismo, “consolidando num corpo jurídico único as normas dispersas em vários diplomas legais”, e dotá-lo de “uma estrutura adequada à prossecução das suas atribuições e competências”.

 

Para o governante, o objetivo é “otimizar a atividade de coordenação e de gestão dos recursos financeiros” do Fundo Regional, destinados aos domínios da ciência e tecnologia, no âmbito das políticas públicas do Governo dos Açores, bem como “atualizar as suas funções e estabelecer a sua orgânica para que tenha uma estrutura adequada às suas competências”.

 

Este Fundo Regional funciona atualmente com 19 pessoas, quatro afetas à Direção Regional da Ciência e Tecnologia, uma contratada a termo resolutivo incerto e 14 contratadas ao abrigo de Bolsas de Gestão de Ciência.

 

“Queremos estabilizar o quadro do pessoal e conceder uma maior autonomia” àquele organismo, afirmou Gui Menezes.

 

Segundo o governante, o diploma “vem assegurar a prossecução dos objetivos” do Fundo Regional, “para mais quando, num futuro próximo, entrará em vigor um novo Quadro Comunitário de apoio à Ciência e Tecnologia, o Horizonte Europa, no sentido de aumentarmos a nossa capacidade de captação de recursos técnicos e financeiros para as áreas da ciência e da tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento da Região”.

 

Questionado por deputados, Gui Menezes garantiu que o Fundo Regional “não concorre com centros de investigação”.

 

“O Fundo não faz ciência, o Fundo gere ciência e capta financiamento”, frisou.

 

Gui Menezes disse ainda que este Fundo Regional “é essencial enquanto unidade de gestão de tipologias de projetos que têm interesse para as políticas públicas”, esclarecendo a sua participação em projetos de ciência, tecnologia e inovação.

 

Durante a sua intervenção, o governante frisou que a integração do Fundo Regional em consórcios internacionais é “um fator de sucesso”, na medida em que tem permitido “acompanhar as agendas temáticas e 'working groups' relevantes para os Açores, como é o caso do mar, biodiversidade, observação da Terra, energia, agricultura, ou investigação e inovação responsável e especialização inteligente”.

 

Nesse sentido, destacou o Atlantic Project Award atribuído ao Fundo Regional em 2017, na categoria 'Proteção, Segurança e Melhoria do Ambiente Marinho Costeiro', pelo trabalho desenvolvido no âmbito do projeto europeu MISTIC’SEAS, juntamente com a Direção Regional dos Assuntos do Mar.

 

O Secretário Regional sublinhou também o papel do Fundo Regional “no apoio e no acompanhamento da preparação de candidaturas a projetos científicos”, como “ponto de contacto entre vários promotores de ciência” e como “financiador de bolsas de formação avançada”.

 

Atualmente, o Fundo Regional financia 24 bolsas de doutoramento, 12 de pós-doutoramento e seis de pós-doutoramento em contexto empresarial, quer nas áreas da RIS3 Açores, quer noutras áreas transversais, como a biodiversidade e ambiente, biotecnologia, história, arte e arquitetura, e saúde.

 

“É através do Fundo Regional que o Governo dos Açores tem estabelecido vários acordos de cooperação para a dinamização da formação avançada na Região”, disse Gui Menezes.

GaCS/GM
 
Anexos:  
2020.01.14-SRMCT-FRCT(1).mp3 2020.01.14-SRMCT-FRCT(2).mp3 2020.01.14-SRMCT-FRCT(3).mp3 2020.01.14-SRMCT-FRCT(4).mp3   20.7268.jpg 20.7269.jpg 20.7270.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Taxa de imposto sobre os combustíveis não sobe nos Açores em 2020

Biblioteca Pública Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, promove iniciativa para 'boardgamers'

Governo dos Açores distingue empresas 'Marca Açores – Certificado pela Natureza'

Diploma que regulamenta atribuição de incentivos financeiros para aquisição de veículos elétricos e de pontos de carregamento publicado em Jornal Oficial

Proteção Civil alerta para previsão de chuva forte nos grupos Central e Oriental dos Açores



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 

 

 




 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal