principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Ponta Delgada , 13 de Setembro de 2018

Exercício Touro vai testar capacidade de resposta dos agentes de Proteção Civil em cenário de crise sísmica, afirma Presidente do SRPCBA

O Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) afirmou hoje, em Ponta Delgada, que o exercício Touro18, que vai decorrer de 20 a 24 de setembro, é uma forma de testar a eficiência dos vários agentes de Proteção Civil em situações de acidente grave ou catástrofe.

 

Carlos Neves falava na conferência de imprensa de apresentação deste exercício, que é o maior organizado anualmente pela Proteção Civil dos Açores e vai ter lugar este ano na ilha de São Miguel.

 

O Presidente do SRPCBA frisou que o Touro18 “tem como principal objetivo conseguir que todos os agentes de Proteção Civil atinjam um maior grau de eficiência nas ações de socorro à população num cenário de crise sísmica”.

 

Nesse sentido, adiantou que “todas as ocorrências serão conduzidas como se fossem situações reais, decorrendo em todos os concelhos da ilha de São Miguel”.

 

Para além de treinar a coordenação de todos os agentes com responsabilidade em matéria de Proteção Civil, este exercício visa ainda “treinar os efetivos dos corpos de bombeiros nas suas várias valências, testar o nível e a rapidez de resposta dos diferentes agentes de Proteção Civil neste tipo de ações e continuar a testar a rede integrada de telecomunicações de emergência”.

 

“A parte mais dinâmica e intensa do exercício decorrerá a 22 e 23 de setembro, num espaço temporal de 48 horas, incluindo diversos cenários, como habitações destruídas, populações isoladas e outras ocorrências que poderão suceder durante um sismo”, afirmou Carlos Neves.

 

Para além dos cinco corpos de bombeiros da ilha de São Miguel, estarão envolvidos neste exercício as direções regionais da Saúde, do Turismo, das Obras Públicas e Comunicações, da Habitação, do Ambiente, dos Recursos Florestais e dos Assuntos do Mar, assim como o Laboratório Regional de Engenharia Civil, o Instituto da Segurança Social dos Açores, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera e o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores.

 

O exercício também envolverá as câmaras municipais de Ponta Delgada, Ribeira Grande, Lagoa, Vila Franca do Campo, Nordeste e Povoação, através dos seus serviços municipais de Proteção Civil, bem como a PSP, a GNR, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, a Junta Regional do Corpo Nacional de Escutas, a Associação de Escoteiros de Portugal, associações de radioamadores da ilha de São Miguel e o Comando Operacional dos Açores, através dos seus diferentes ramos e valências.

GaCS/AIC
 
 
 
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Governo dos Açores reitera compromisso com a divulgação científica e tecnológica

Agenda do Governo Regional dos Açores para 26 de setembro

Governo dos Açores reivindica junto de Bruxelas aumento de 10% na quota de goraz

Marta Guerreiro sublinha importância da participação dos cidadãos como forma de enriquecimento do Conselho Regional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Gui Menezes afirma que alteração da Lei de Gestão do Espaço Marítimo visa dar à Região poderes decisórios e vinculativos sobre uso do mar açoriano



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 

  





Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal