principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Horta , 17 de Abril de 2018

Encontro Nacional de Vigilantes da Natureza realiza-se em 2019 nos Açores

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo revelou hoje, na Horta, que o Encontro Nacional de Vigilantes da Natureza vai decorrer na ilha Terceira, no início de 2019, em simultâneo com o encontro regional.

 

“Este será mais um momento para evidenciarmos as particularidades ambientais de todo o arquipélago num contexto nacional, o que, mais uma vez, mostra a importância e o peso que os Açores têm no que diz respeito ao seu território”, afirmou Marta Guerreiro, que falava na sessão de abertura do IV Encontro de Vigilantes da Natureza dos Açores.

 

A titular da pasta do Ambiente destacou o papel “imprescindível” dos Vigilantes da Natureza que, “diariamente, enfrentam os novos problemas e desafios que a gestão e conservação da natureza e a preservação da qualidade ambiental nos impõem”.

 

“Nas prioridades estratégicas do Governo dos Açores está a aposta na valorização da qualidade ambiental e no uso sustentado dos recursos naturais, através de uma verdadeira conservação da natureza que cabe, e muito, aos Vigilantes”, frisou.

 

Marta Guerreiro salientou que estes são os ativos que se encontram “na primeira linha de deteção e resolução de problemas ambientais”, ao mesmo tempo que são responsáveis por “atividades de educação e sensibilização, quer seja em escolas ou, simplesmente, nas informações que prestam sobre as áreas protegidas”.

 

Na sua intervenção, adiantou que, a partir de hoje, todos os Vigilantes da Natureza passam “a dispor de equipamentos móveis (do tipo smartphone) com caraterísticas para trabalho em ambiente natural”, permitindo “desmaterializar todos os formulários de vistorias, relatórios técnicos e autos de notícia, que passam a ser elaborados através de uma aplicação digital, que permite também o preenchimento em ambiente fora da rede”.

 

Para além deste investimento, a Secretária Regional salientou a “implementação do sistema integrado de comunicações dos Serviços de Ambiente", que será instalado em três fases.

 

A primeira fase, de imediato, abrangendo Faial, Pico e São Jorge, a segunda fase, em setembro, em São Miguel, e a terceira, em janeiro de 2019, chegando às restantes ilhas do arquipélago.

 

“Com este sistema, torna-se possível aumentar a capacidade operativa do corpo de Vigilantes da Natureza e da generalidade dos serviços da Direção Regional do Ambiente, cobrindo todo o território terrestre da Região”, afirmou a Secretária Regional.

 

Atualmente, o corpo de Vigilantes da Natureza é composto por 34 elementos, estando em fase final os procedimentos para a admissão de mais um vigilante para as Flores e cinco para São Miguel.

 

“Terminado todo este processo, teremos um significativo acréscimo do efetivo em 25%”, frisou Marta Guerreiro, acrescentando que “consta do mapa de recrutamento para 2018 a abertura de concurso para mais quatro Vigilantes da Natureza", dos quais dois para a Terceira, um para São Jorge e um para o Pico.

 

“O Governo dos Açores assume uma opção clara de investimento no reforço do corpo de Vigilantes da Natureza, bem como na sua capacitação e equipamento”, garantiu Marta Guerreiro, dando ainda nota das recentes alterações dos seus uniformes, bem como da aquisição de viaturas elétricas para cada Parque Natural de Ilha.

 

“À luz do que temos vindo a fazer nas últimas duas semanas, primeiro no Pico e depois na Terceira, hoje entregamos ao Parque Natural do Faial a sétima viatura elétrica, que chegarão a todas as ilhas até ao final deste ano, faltando agora apenas a Graciosa e o Corvo”, afirmou a governante.

GaCS/HMB
 
Anexos:  
2018.04.17-SREAT-VigilantesNatureza.mp3   18.2562.JPG 18.2563.JPG 18.2564.JPG
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 15 e 16 de dezembro

Regiões atlânticas devem continuar a cooperar de forma “sustentada e articulada”, afirma Diretora Regional dos Assuntos Europeus

Governo dos Açores apoia construção de Campus Virtual de Educação e Formação nos estabelecimentos prisionais do arquipélago

Estatuto da agricultura familiar trará novos benefícios ao setor nos Açores, afirma Diretor Regional da Agricultura

Açores apresentam-se como uma região de oportunidades no III Encontro de Investidores da Diáspora



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
Boas Festas e Feliz Ano Novo

Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal