principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Lagoa , 22 de Novembro de 2019

Eficácia das políticas de preservação do Mar exige envolvimento da comunidade, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo afirmou hoje que as políticas de preservação e gestão do Mar para terem resultados eficazes obrigam ao envolvimento ativo da comunidade açoriana, sobretudo daqueles que dependem deste recurso como fonte de rendimento.

 

“Nos Açores, temos uma consciência crescente e coletiva do que está em causa, mas temos, paulatinamente, de formar um movimento de sensibilização para a necessidade de se criar uma verdadeira frente unida de defesa e de preservação do nosso mar, essencial para ganharmos esse futuro”, afirmou Vasco Cordeiro.

 

O Presidente do Governo falava na apresentação do relatório das expedições científicas realizadas nos mares dos Açores, no âmbito do projeto Blue Azores, uma parceria firmada entre o Executivo açoriano e as fundações Oceano Azul e Waitt, que incluiu ainda a exibição de um documentário da National Geographic sobre este tema.

 

Na sua intervenção, Vasco Cordeiro afirmou que o Blue Azores não pretende ser um projeto que vise apenas salientar as belezas marítimas dos Açores, uma Região com caraterísticas únicas, que tem um determinado estado de conservação dos seus recursos e que tem desafios que quer vencer.

 

“O Blue Azores centra-se naquilo que estes três parceiros – Governo, Fundação Oceano Azul e Fundação Waitt – podem e querem fazer para demonstrar como podemos ultrapassar estes desafios da preservação e sustentabilidade do oceano”, disse o Presidente do Governo, ao assegurar que este é um projeto ambicioso que deve ser encarado como um sinal claro de esperança e de futuro.

 

“Esperança na afirmação do valor da cooperação científica internacional, alinhado com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, esperança na ciência e na sua capacidade de superar e responder aos desafios com que, enquanto comunidade, estamos todos confrontados e esperança na capacidade de, em parceria, continuarmos a explorar novas fronteiras do conhecimento, com o objetivo de ganhar o futuro deste imenso recurso que nos rodeia”, sublinhou.

 

É neste contexto que um dos aspetos importantes do Blue Azores se prende com a questão da literacia para os oceanos, destacou o Presidente do Governo, ao adiantar que, nesse sentido, está a ser implementado em escolas da Região o programa ‘Educar para uma Geração Azul’, centrado na conservação e no uso sustentável dos recursos marinhos.

 

Em fevereiro, o Governo dos Açores assinou um Memorando de Entendimento com as fundações Oceano Azul e Waitt que prevê várias medidas de preservação e gestão sustentável do Mar.

 

Entre outras medidas, o Memorando de Entendimento prevê a implementação de novas áreas marinhas protegidas, abrangendo 15% da Zona Económica Exclusiva dos Açores, o que representa uma área de cerca de 150 mil quilómetros quadrados, a atualização e implementação dos planos de gestão destas áreas, o desenvolvimento de abordagens inovadoras que contribuam para uma gestão sustentável das pescas, a conciliação dos vários usos do Mar e a implementação de um programa de literacia azul, abrangendo, em especial, os mais jovens.

GaCS/PC
 
Anexos:  
2019.11.22-PGR-BlueAzores.mp3   19.6914.jpg 19.6915.jpg 19.6916.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 9 e 10 de dezembro

Diretora Regional do Turismo sublinha Epic Trail Run Azores como “um grande evento desportivo açoriano”

Secretária Regional destaca investimento nos Bombeiros dos Açores

Casas dos Açores devem ser valorizadas e dinamizadas, afirma Diretor Regional das Comunidades

Projeto CREATOUR AZORES apresentado a 10 de dezembro



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 


 

 

  

 
 


 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal