principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Ponta Delgada , 20 de Fevereiro de 2018

Diretor Regional das Comunidades participa na abertura do 'Ano dos Açores em Florianópolis'

O Diretor Regional das Comunidades, Paulo Teves, desloca-se ao Brasil de 21 a 24 de fevereiro para participar na sessão oficial de abertura do 'Ano dos Açores em Florianópolis', no âmbito das comemorações do 270.º aniversário da presença açoriana em Santa Catarina.

 

A sessão terá lugar quinta-feira, 22 de fevereiro, na Câmara de Vereadores de Florianópolis, seguindo-se o descerramento de uma placa na Rua dos Ilhéus, alusiva aos 270 anos do desembarque dos primeiros Açorianos em Santa Catarina.

 

O programa prevê depois a realização de um cortejo pelas ruas do centro de Florianópolis, com a presença do Grupo Folclórico da Casa dos Açores de Santa Catarina, de casais festeiros do Espírito Santo, de rendeiras e da Banda Filarmónica da Polícia Militar de Santa Catarina, terminando no Mercado Público Municipal, em cuja Galeria de Arte será inaugurada a exposição fotográfica “Açores”, com paisagens das nove ilhas do arquipélago.

 

No dia seguinte, Paulo Teves participa na conferência “Açores e Diáspora”, que terá lugar no âmbito da reunião do Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina, e está presente no lançamento do livro “Penha – Relicário do Divino”, de Maria do Carmo Ramos Krieger.

 

No sábado, 24 de fevereiro, o Diretor Regional está presente na conferência “Experiência de um genealogista através das famílias do antigo Império Português” e na oficina intitulada “Fazer genealogias hoje em Portugal”, que contam com a presença do historiador açoriano Jorge Forjaz.

 

Ainda neste dia, Paulo Teves tem um encontro com a Direção e sócios da Casa dos Açores de Santa Catarina.

 

Nesta deslocação ao Brasil, o Diretor Regional das Comunidades tem ainda previstos encontros com diversas entidades e autoridades locais, nomeadamente o Superintendente da Fundação Catarinense de Cultura, Rodolfo Pinto da Luz, o Presidente do Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina, Marcondes Marchetti, a Superintendente da Fundação de Cultura, Turismo e Esporte de São José, Joice Porto Luca, e as direções da Fundação Franklin Cascaes e da Câmara Catarinense do Livro.

 

A cerimónia de assinatura da lei municipal n.º 10.290/2017, que declarou 2018 como 'Ano dos Açores em Florianópolis', teve lugar no dia 26 de outubro de 2017 e reconhece o contributo da presença açoriana e do seu legado cultural para o desenvolvimento desta cidade e do Estado de Santa Catarina.

 

Esta designação surgiu no âmbito das comemorações do 270.º aniversário da chegada dos primeiros Açorianos a Santa Catarina, a 6 de janeiro de 1748, sendo que foi apenas a 22 de fevereiro que estes 461 açorianos que atravessaram o Atlântico pisaram solo catarinense.

GaCS/DRCom
 
 
  18.2215.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal