principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Ponta Delgada , 7 de Fevereiro de 2018

Cursos de Língua Portuguesa contribuem para plena integração dos imigrantes, afirma Diretor Regional das Comunidades

O Diretor Regional das Comunidades salientou, em Ponta Delgada, a importância da realização de cursos de Língua Portuguesa para imigrantes como fator determinante para a "plena integração de todos aqueles que, não nascendo nos Açores, escolheram as ilhas como seu novo lar”.

 

“É essencial a aquisição de competências linguísticas da sociedade de acolhimento nos processos migratórios, pois contribui para um maior e eficaz relacionamento com a comunidade em que se encontra inserido”, afirmou Paulo Teves, que falava terça-feira, na sessão de entrega de diplomas do Curso de Português para Imigrantes, promovido pelo Gabinete de Apoio aos Migrantes da CRESAÇOR – Cooperativa Regional de Economia Solidária.

 

Para o Diretor Regional, a realização destes cursos insere-se na política do Governo dos Açores relativa ao acolhimento dos imigrantes e à sua efetiva participação na vida cívica açoriana, mas também de promoção da interculturalidade.

 

“Com o domínio do Português e com a dinâmica que aqui se criou, queremos agora que preservem e divulguem as especificidades culturais dos vossos países”, frisou Paulo Teves, desafiando os formandos nesse sentido e sublinhando que “será maior e diversificada a oferta cultural existente nos Açores, enriquecida com as manifestações das origens dos imigrantes".

 

A quinta edição do Curso de Língua Portuguesa para Imigrantes contou com cerca de 20 alunos de 14 nacionalidades, nomeadamente, alemã, angolana, checa, chinesa, espanhola, francesa, guineense, indiana, inglesa, iraniana, irlandesa, italiana, marroquina e venezuelana, tendo decorrido em horário pós-laboral, num período de 150 horas.

 

O Diretor Regional sublinhou que esta e outras iniciativas são desenvolvidas em colaboração com diversas instituições, procurando minimizar as barreiras que possam existir em todo o processo de integração dos imigrantes, através de um contacto permanente e partilha de informações entre os diversos serviços de apoio.

 

Neste sentido, anunciou que estão abertas as inscrições para a sexta edição do Curso de Português para Imigrantes, que devem ser apresentadas até 31 de março por entidades de natureza pública, privada ou cooperativa, bem como por estabelecimentos de ensino público na Região Autónoma dos Açores.

 

Estes cursos já foram frequentados por mais de duas centenas de imigrantes nas ilhas de São Miguel, Terceira, Faial, Pico e Flores.

 

A aprovação final da frequência do curso, da responsabilidade das direções regionais das Comunidades e da Educação, regulamentado pela Portaria n.º 56/2014, permite ao imigrante cumprir com as exigências dos regimes para aquisição de nacionalidade portuguesa, concessão de autorização de residência permanente e estatuto de residência de longa duração, no que se refere à prova de conhecimento da língua portuguesa.

 

Os interessados podem obter mais informações sobre o Curso de Língua Portuguesa para Imigrantes e o respetivo formulário de candidatura na página da Direção Regional das Comunidades no Portal do Governo dos Açores, no endereço eletrónico www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/srapre-drcomunidades.

GaCS/DRCom
 
 
  18.2152.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal