principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Horta , 11 de Setembro de 2019

Cooperação entre governos da Região e da República permitiu importantes avanços para os Açores, afirma Berto Messias

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares realçou hoje, na Assembleia Legislativa, na Horta, a cooperação entre os governos dos Açores e da República, que "permitiu importantes avanços para os Açores nos últimos quatro anos”.

 

Berto Messias, que falava no âmbito de um debate proposto pelo PS sobre o impacto na Região das políticas do Governo da República, fez o balanço do processo de cooperação e de entendimento entre os dois executivos nos últimos quatro anos, destacando “avanços muito significativos em dossiers muito importantes para o presente e para o futuro da nossa Região”, o que “contrasta profundamente com a abordagem que tivemos entre 2011 e 2015, com o anterior Governo da República”.

 

O governante elencou o “cumprimento escrupuloso da Lei de Finanças Regionais, que permitiu que os Açores usufruíssem pela primeira vez das receitas dos jogos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, ou a majoração dos apoios sociais para a ilha Terceira, que se viu confrontada com uma situação muito difícil no âmbito dos impactos económicos das reduções na Base das Lajes”.

 

“Não posso deixar de mencionar toda a estratégia inerente à criação e implementação do AIR Centre, do Terceira Tech Island, do reforço da promoção turística da Terceira no exterior ou o facto de termos uma companhia aérea 'low cost' a voar também para a ilha Terceira, medidas que resultam do entendimento e empenho do Governo dos Açores e do Governo da República”, afirmou Berto Messias.

 

O Secretário Regional lembrou ainda que “só com este Governo da República é que o processo do estabelecimento prisional de Ponta Delgada avançou, pela primeira vez, em décadas, estando para breve o início da remoção de bagacinas”.

 

Na sua intervenção, recordou também que, nos últimos quatro anos, houve um “reforço de agentes das forças de segurança na Região” e um “investimento significativo em várias esquadras, como, por exemplo, nas esquadras de São Roque do Pico, de Santa Cruz das Flores, nas Velas, nas Lajes das Flores e na Divisão Policial da Horta, estando já em curso vários processos para investimentos em mais esquadras”.

 

Relativamente à pista do Aeroporto da Horta, Berto Messias lembrou que o antigo Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, anunciou que a sua ampliação "não era prioritária e que não era para fazer”, sendo que, hoje em dia, “temos este investimento consagrado no Plano Nacional de Investimentos, bem como está previsto realizar a curto prazo o investimento nas chamadas zonas RESA, zonas de segurança da pista”.

 

Berto Messias mencionou também o “investimento no 'cluster' espacial na Região, uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Secretaria Regional do Mar Ciência e Tecnologia, bem como o investimento nos serviços de Justiça, através da criação do Tribunal de Execução de Penas, em São Miguel, e do novo Juízo de Família e Menores, na Praia da Vitória”.

 

“Há aos olhos de todos – e só não vê quem não quiser por cegueira partidária – um conjunto significativo de avanços e de resolução de dossiers importantes que estavam há muito esquecidos”, destacou.

 

Sobre o Subsídio Social de Mobilidade, Berto Messias afirmou que, “apesar dos ataques desbragados ao Primeiro-Ministro, fruto do período pré-eleitoral que vivemos, o que se verifica é que o PSD/Açores acaba por concordar com as recentes afirmações do Presidente do Governo, ou seja, no âmbito do processo de avaliação e revisão do Subsídio Social de Mobilidade há questões que não podem ser postas em causa, como a mobilidade dos Açorianos ou onerar as famílias residentes nas passagens aéreas”.

 

O governante lamentou que o PSD/Açores, que se encontra “num período de profunda crise interna”, surja agora a “apelar ao voto no Dr. Rui Rio”, quando este “dizia ainda há três meses atrás que os Açores valiam 12 mil votos e que isso nem era muito relevante”.

 

Berto Messias acusou o PSD de “tentar reescrever a História”, fazendo agora “uma encenação de grande indignação por ter havido matérias que não avançaram nos últimos quatro anos”, lembrando que o PSD foi Governo na República entre 2011 e 2015 “não tendo feito nada sobre esses mesmos assuntos, colocando-os na gaveta”.

 

O Secretário Regional salientou a necessidade de ter "uma agenda açoriana na República”, porque “apesar de todas as evoluções que registámos a favor dos Açores nos últimos quatro anos, existem ainda muitas matérias que têm de ser resolvidas”.

 

“É fundamental que todos os partidos se possam empenhar na consolidação de uma agenda açoriana na República, que, independentemente das nossas divergências, nunca se descure que, acima de todos os interesses partidários, está sempre a Região Autónoma dos Açores", frisou.

 

"Da parte do Governo dos Açores, continuaremos empenhados em continuar a cooperar e a arranjar soluções para o futuro da nossa Região”, assegurou Berto Messias.

GaCS/TM
 
Anexos:  
2019.09.11-SRAPAP-CooperaçãoGovernoRepública.mp3   19.6165.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal