principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Lagoa , 6 de Dezembro de 2017

Cartilha de Sustentabilidade com 41 subscritores é a "prova de um compromisso no setor do turismo”

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo afirmou que a assinatura de 41 entidades, públicas e privadas, na Cartilha de Sustentabilidade, é a prova de um “compromisso” que é de todos, numa estratégia conjunta entre o Executivo açoriano e os agentes de vários setores de atividade.

 

“Este é o início de um caminho conjunto, que mostra que o envolvimento de todos é necessário, para que os resultados sejam concretos e multissetoriais”, frisou Marta Guerreiro, que falava na sessão de encerramento da Conferência Internacional 'Açores 2017: No Rumo do Turismo Sustentável', após a assinatura da Cartilha de Sustentabilidade.

 

A titular da pasta do Turismo frisou que “esta conferência representa compromissos e desafios para o futuro”, nomeadamente o "rigor das práticas de cada entidade, e um reconhecimento, interno e externo, de que somos uma Região com notoriedade e políticas de ação”.

 

Marta Guerreiro destacou ainda “o processo de Certificação do Destino como um compromisso público do Governo dos Açores, que se pretende alcançar em 2019”.

 

“Comprometemo-nos, por isso, a iniciar este processo de certificação, desde logo, dando resposta à necessidade de uma entidade gestora do destino, que liderará a gestão dos padrões do destino e terá um papel preponderante junto de todas as entidades, públicas e privadas, para o alcance dos seus compromissos”, salientou.

 

Segundo a Secretária Regional, esta entidade “funcionará também, por exemplo, como estímulo à criação de mais produtos e experiências sustentáveis, permitindo que o visitante possa facilmente encontrar uma maior diferenciação no Destino Açores”.

 

Ainda sobre o processo de certificação, Marta Guerreiro mostrou que já existe trabalho iniciado, acrescentando que será mantido “o foco no seguimento das linhas traçadas através do relatório de levantamento e diagnóstico, que foi apresentado na conferência, e que fez uma fotografia do estado atual da Região, em termos de critérios de sustentabilidade”.

 

“Sabemos que não estamos a começar do zero, mas também sabemos que há um longo caminho a percorrer, muito exigente, mas potenciador do progresso de uma Região com preocupações evidentes, no que diz respeito às questões sustentáveis”, acrescentou.

 

A Secretária Regional reafirmou a total disponibilidade e empenho do Governo dos Açores na estreita colaboração com todas as entidades públicas e privadas, em prol de um desenvolvimento mais sustentável do destino turístico.

 

“Tudo isto só é possível se continuarmos a fomentar o aprofundamento do trabalho com todos os intervenientes do setor, numa interação regular, para que os resultados sejam mais promissores”, afirmou.

 

Esta conferência internacional, promovida pelo Governo dos Açores, reuniu cerca de 300 participantes transversais a várias áreas de atividade, permitindo o debate e a partilha de conhecimento sobre o posicionamento da Região em matérias de sustentabilidade, tanto através de colaboração interna com os atores locais, como pelo contributo de especialistas nacionais e internacionais.

 

“Foram dois dias entusiasmantes e inspiradores”, destacou a Secretária Regional, salientando que o evento foi “uma oportunidade única de projetar os Açores para a cena internacional da sustentabilidade”, ao mesmo tempo que contribuiu para reforçar “o reconhecimento interno da Região como destino sustentável”.

GaCS/HMB
 
Anexos:  
2017.12.06-SREAT-EncerramentoConferência(1).mp3 2017.12.06-SREAT-EncerramentoConferência(2).mp3   17.1895.JPG 17.1896.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Museu Carlos Machado inaugura exposição “A Árvore da Vida”

Boa Nova acolhe conferência "De Portugal ao Atlântico, 1580-83: Iconografia da Anexação"

Governo dos Açores lança projeto piloto 'Açores para Todos'

Diretor Regional das Pescas diz que gestão do setor não deve ser feita de forma isolada

Governo dos Açores reforça financiamento a atribuir às instituições nas várias respostas sociais



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 


 

 

  

 
 


 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal