principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Angra do Heroísmo , 16 de Abril de 2018

Bibliotecas Públicas de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta assinalam Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

A Direção Regional da Cultura, através das Bibliotecas Públicas e Arquivos Regionais de Ponta Delgada, Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, e João José da Graça, na Horta, associa-se às comemorações do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, que se celebra a 23 de abril, promovendo a realização de diversas iniciativas.

 

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada promove, nesse dia, a realização do espetáculo "A Casa dos Contos", um projeto do grupo Teatro Alternativo, em duas sessões para grupos escolares.

 

As sessões terão lugar às 10h00, para crianças do pré-escolar e, às 14h00, para alunos do 1.º Ciclo, devendo os interessados efetuar marcação prévia, já que cada sessão tem uma lotação máxima de 75 crianças.

 

Nesta atividade, a partir do livro "Rafael e o Segredo de Leonor", de Anik Le Ray, com ilustrações de Rebecca Dautremer, será apresentada a história de um menino que recebe de herança uma biblioteca que esconde um segredo.

 

O projeto "A Casa dos Contos" tem direção artística de Elsa Branco, interpretação de Joana de Carvalho, adereços, figurinos e desenhos de Alexandra Freudenthal, e edição vídeo de Paulo Porfírio.

 

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, promove, a 20 de abril, a realização de um encontro com o escritor Valter Hugo Mãe, em duas sessões.

 

A primeira sessão tem lugar pelas 10h45 e é destinada a alunos do 10.º ao 12.º ano da Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, enquanto a segunda se realiza no dia seguinte, pelas 15h00, e se destina a todos os interessados, com moderação de Paulo Matos.

 

A sessão de 21 de abril será antecedida e complementada por diversas atividades, que decorrerão no âmbito do encontro promovido pela REDA – Recursos Educativos Digitais e Abertos.

 

Assim, às 14h30, será inaugurada a exposição “Postais do Japão”, de Margarida Quinteiro, e, pelas 16h30, terá lugar a palestra “Contos de homens e luas – introdução ao cinema japonês”, por Miguel Patrício, à qual se segue, pelas 16h45, a exibição do filme "Os Contos da Lua Vaga", de Kenji Mizoguchi.

 

A finalizar, pelas 18h15, tem lugar uma conversa com Valter Hugo Mãe e Miguel Patrício.

 

Na segunda-feira, 23 de abril, pelas 18h00, a Biblioteca de Angra do Heroísmo promove ainda a iniciativa “À Conversa com…”, que conta com a participação do escritor e humorista Hélder Medeiros (Helfimed).

 

Ainda no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Livro, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na Horta, realiza, a 23 de abril, das 10h00 às 17h00, uma “Maratona de Leituras”.

 

A iniciativa, dirigida a todos os interessados, conta com a participação especial da Escola Secundária Manuel de Arriaga, da Escola Básica e Integrada da Horta, da Escola Profissional da Horta, da Universidade Sénior do Faial, do Centro de Atividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia e da Comunidade de Leitores “Chá com Livros”.

 

Esta Biblioteca promove igualmente uma “Mostra Bibliográfica” de autores que receberam o Prémio Nobel da Literatura, que ficará patente de 23 a 28 de abril.

 

O dia 23 de abril foi proclamado, em 1995, pela UNESCO, como Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, sendo a data que assinala o nascimento e a morte de William Shakespeare e o nascimento de Miguel de Cervantes.

 

A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.

GaCS/DRC
 
 
  18.2558.jpg 18.2559.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 27 e 28 de abril

Freguesias dos Açores podem candidatar-se ao projeto Freguesias + Eficientes até 15 de maio

Estação Geodésica Fundamental de Santa Maria realizou, com muito sucesso, uma observação radioastronómica de 24 horas, afirma Gui Menezes

Açores estão na corrida à nova Era do Espaço na Europa, afirma Gui Menezes

João Ponte defende pacto conjunto pela inovação da Agricultura nos Açores



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal