principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Ribeira Grande , 17 de Julho de 2019

Aposta na inovação é essencial para aumentar a eficiência e competitividade das explorações leiteiras, afirma o Diretor Regional da Agricultura

O Diretor Regional da Agricultura, José Élio Ventura afirmou, na ilha de São Miguel, que a aplicação de medidas inovadoras no setor do leite, preconizadas pelo projeto europeu “Dairy 4 Future”, de que os Açores fazem parte, é um elemento essencial para aumentar a eficiência e a competitividade das explorações leiteiras.

 

“Na prática este projeto vai envolver várias explorações piloto da ilha de São Miguel e da Terceira, proporcionando uma troca de conhecimentos e experiências com congéneres europeias, que se espera possam contribuir para uma maior eficiência e competitividade de outras explorações ligadas ao setor, através da transferência de práticas inovadoras”, referiu José Élio Ventura, destacando que para os Açores este projeto constitui uma experiência importante dado o peso que o setor leiteiro tem na Região.

 

O Diretor Regional da Agricultura falava na conferência “Promover Inovações para um Setor Leiteiro mais Resiliente no Espaço Atlântico”, no âmbito do Projeto Diary 4 Future, que decorreu terça-feira à noite na Associação Agrícola de São Miguel, no concelho da Ribeira Grande, envolvendo explorações leiteiras de 7 países europeus e 12 regiões.

 

O Diretor Regional realçou a abrangência dos parceiros associados e dos produtores, que representam mais de 20% do total do leite produzido na União Europeia, dados que, por si só, credibilizam o projeto, com duração de 4 anos, reforçando o interesse da participação dos Açores.

 

Além de potenciar uma maior cooperação entre todos os parceiros, José Élio Ventura salientou que este projeto europeu permitirá fazer comparações e estimular a trocar conhecimentos, desde logo, ao nível da utilização mais eficiente de recursos como a água, a energia ou a alimentação, mas também implementar estratégias de diferenciação, aumento do valor da produção e diminuição da pegada ambiental.

 

Na sua intervenção, José Élio Ventura destacou o trajeto positivo da produção de leite nos Açores, que resulta da estratégia implementada pelo Governo Regional em parceria com as organizações de produtores, mas também devido ao esforço e profissionalismo de diferentes gerações de agricultores, que apostaram e investiram na modernização, na genética e na melhoria da eficiência das suas explorações.

 

No atual quadro comunitário de apoio foram rececionadas quase 900 candidaturas de modernização das explorações agrícolas, num investimento de 75 milhões de euros e houve 211 candidaturas para primeira instalação, com apoio de 7 milhões de euros, indicadores que dão bem nota da apetência e sustentabilidade futura por este setor nos Açores.

 

José Élio Ventura reconheceu, porém, que importa continuar a trabalhar para esbater a diferença que existe ao nível do preço do leite pago nos Açores, comparativamente com o resto do país e da União Europeia.

 

“É desejável que essas diferenças se minimizem, mas na verdade estas diferenças de preço sempre existiram, mesmo em períodos anteriores ao fim das quotas leiteiras”, sustentou o Diretor Regional da Agricultura.

GaCS/RM
 
Anexos:  
2019.07.16-DRAg-Conferência(1).mp3  2019.07.16-DRAg-Conferência(2).mp3   19.5882.jpg 19.5883.jpg 19.5884.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Governo dos Açores inicia negociação coletiva da revisão da carreira de guarda florestal com os sindicatos

Diretor Regional das Comunidades destaca papel das organizações de intervenção social na vida dos açorianos emigrados

Agenda do Governo Regional dos Açores para 23 de agosto

Esclarecimento do Governo dos Açores

Agenda do Governo Regional dos Açores para 23 e 24 de agosto



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 

 

 

  



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal